Chuva adia desocupação na fazenda da Araupel

A forte chuva de ontem atrapalhou a desocupação das áreas invadidas na fazenda da empresa Araupel, nos municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, na região Sudoeste do Paraná. Aproximadamente 500 pessoas estavam nos locais e entraram em acordo com os oficiais de Justiça e policiais, que acompanharam as primeiras movimentações.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os trabalhos devem prosseguir na segunda-feira. Com a chuva, as estradas da região ficaram intransitáveis, e a operação vai aguardar que o tempo e as condições das estradas melhorem. A desocupação havia começado no final da tarde de quarta-feira.

A fazenda da Araupel tem uma área de 53 mil metros quadrados e cerca de 3 mil funcionários. A área de manejo da empresa se estende pelos municípios de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras.

A área de Pousadas, em Quedas do Iguaçu, invadida no último sábado, teve a reintegração de posse determinada ontem, e prossegue com a desocupação na próxima semana. Segundo a Sesp, 400 pessoas estão no local, que é parte de um reflorestamento de pinus. De acordo com funcionários da empresa, os pequenos agricultores estavam querendo chamar a atenção do Instituto Nacional de Colonização Rural (Incra), para participar do plano de assentamento que vai ocorrer até o final do ano em 25 mil metros quadrados da Araupel. Aproximadamente 1,5 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) serão beneficiados.

A outra desocupação está ocorrendo na área de Erval Bonito, em Espigão Alto do Iguaçu. Mais de 170 pessoas invadiram o local em novembro do ano passado, e permaneceram na região. A saída foi determinada pela reintegração de posse que saiu no dia 21 de junho. De acordo com a Secretaria, cerca de 100 pequenos agricultores já deixaram o local em caminhões e com acompanhamento da polícia.

Voltar ao topo