Chineses e descendentes de todo o mundo festejam hoje a chegada do ano de 4700, que, de acordo com a tradição, é o ano lunar do carneiro. Para comemorar a data, em Curitiba, as cerca de 4 mil famílias que vivem na cidade vão transformar a Boca Maldita e a sede da Associação Cultural Chinesa do Paraná em palcos de manifestação da sua cultura.

A partir das 10h, quem estiver passando pelo centro da cidade vai presenciar algumas das principais atrações da festa, que são as danças típicas chinesas do dragão e do leão, interpretadas pelos principais mestres de kung-fu do Brasil vindos especialmente para a comemoração. “Essas danças atraem boa sorte, força e espantam os maus espíritos”, afirma Willian Man, presidente da Associação Cultural Chinesa do Paraná.

Outras atrações da festa chinesa que inicia a primeira etapa na Boca Maldita são as apresentações de artes marciais, barraca de massagem medicinal chinesa Tui Ná, caligrafias chinesas exclusivas para os interessados e ainda barracas com pratos típicos do país, refrigerantes e artigos importados. Já a segunda etapa da comemoração é a Feira Gastronômica, que vai começar hoje a partir das 18h e terá continuidade amanhã, na Associação Cultural Chinesa do Paraná. Serão oferecidos os mais variados pratos chineses por preços populares entre R$ 4 e R$ 6 e a entrada é gratuita . Estará presente no evento o prefeito Cássio Taniguchi. “Nosso principal objetivo é dar oportunidade para que todos conhecem um pouco mais sobre os modos e tradições da China, com isso, nossa expectativa é de que mais de duas mil pessoas visitem a feira”, conclui Man. (Ana Lúcia Alge)

Serviço ? A Associação Cultural Chinesa do Paraná fica na Rua Pretextato da Borda Ribas, 1813, em Santa Quitéria. Mais informações pelo telefone (41) 329-2463.

continua após a publicidade

continua após a publicidade