Clima

Chegou o fim de semana e com ele o frio e a chuva

O tal “fenômeno FFF” ( frentes Fresca, Fria e Frozen – uma brincadeira meteorológica lançada pelo Climatempo) parece estar se concretizando: após uma semana com um clima ameno e a chegada do frio de quarta-feira (18) para cá, esse fim de semana promete ser gelado e chuvoso.

De acordo com previsão do Simepar, já na madrugada dessa sexta-feira (20) muitas nuvens sobre toda a região Sul do país, com aglomerados ganhando força na região de fronteira entre Paraguai e Oeste do Paraná e provocando chuva e descargas elétricas. No início da manhã, a área de chuva começou a avançar do Oeste para a região Leste e deve se espalhar por todo o estado ao longo do dia.

No sábado (21) e domingo (22), o tempo permanece instável na maioria das regiões do Paraná, com previsão de chuvas a qualquer hora do dia em praticamente todas as regiões. Vale ficar atento, pois, segundo o Simepar, as pancadas de chuvas podem ser fortes e vir acompanhadas de muitas trovoadas e de rajadas de vento moderadas e fortes (principalmente nos municípios do Norte e Oeste).

Os termômetros não despencam drasticamente, mas oscilam entre 13° C e 21° C no Sul e Leste e entre 25° C e 17° C no Norte e Oeste. Os ventos fortes, no entanto, provocam sensação térmica de mais frio.

Início da semana

A partir de segunda-feira (23), a chuva dá lugar à nebulosidade e as temperaturas voltam a cair. No Norte, região de temperaturas geralmente mais elevadas, Maringá e Londrina podem marcar 10° C; já nos Campos Gerais, os termômetros devem registrar mínima de 6° C (Guarapuava) e 8° C (Ponta Grossa). Em Curitiba, mínima de 9° C.