O eclipse teve início às 22h05 de
quinta-feira e terminou às 21h17 de ontem.

Com o céu limpo na maior parte do Brasil, quem se dispôs a esperar até tarde para ver o eclipse da Lua foi recompensado. No Paraná, a nebulosidade prejudicou, mas não chegou a impedir a observação do fenômeno.

Em termos astronômicos, o eclipse teve início às 22h05 de anteontem, quando o satélite começou a entrar na zona de penumbra formada pela sombra da Terra, causada pelo bloqueio de parte dos raios de sol. Nessa fase, o fenômeno não é percebido e praticamente não há diferença no brilho da Lua.

O eclipse propriamente dito começou às 23h03, quando a Lua foi obscurecida pela umbra (sombra total) da Terra. Nessa fase, o satélite adquire um tom avermelhado. Isso ocorre porque, embora todos raios de sol estejam bloqueados pelo nosso planeta e não alcancem a superfície lunar diretamente, parte deles é refratada (desviada) pela atmosfera da Terra, que funciona como uma lente. Com isso, chegam à Lua difusos.

A fase visível do fenômeno durou até as 2h17 de ontem, quando a Lua saiu da umbra e entrou em outra zona de penumbra, às 3h15. Assim como no começo, essa fase já não foi mais visível.

continua após a publicidade

continua após a publicidade