Carbono neutro

Cervejaria investe R$ 137 milhões em fábrica no Paraná pra reduzir gases que causam o efeito estufa

cervejaria
Fábrica da Ambev em Ponta Grossa. Foto: Arnaldo Alves/AEN

A Ambev escolheu sua cervejaria de Ponta Grossa, uma das indústrias mais importantes para a marca, para um projeto pioneiro de redução na emissão de gases que causam o efeito estufa. A planta paranaense se tornou uma das duas únicas unidades do grupo – ao lado de uma maltaria no Rio Grande do Sul – classificadas como “carbono neutro”.

LEIA TAMBÉM:

> Park Shopping Boulevard, que terá 230 lojas, tem data para inauguração em Curitiba

> Voos internacionais no Aeroporto Afonso Pena? Saiba se eles vão virar realidade na Grande Curitiba

A empresa afirma ter investido R$ 137 milhões nas unidades para reduzir em 90% a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, um dos causadores do efeito estufa. Segundo a Ambev, isso representa 9,7 mil toneladas a menos de emissão por ano, o equivalente a retirar 1,3 mil carros de circulação, por exemplo.

Para atingir o resultado, a cervejaria investiu em fontes alternativas de energia elétrica, além de instalar caldeiras que usam biomassa (restos de matéria orgânica) para gerar calor. As empilhadeiras a combustível também foram substituídas por modelos elétricos.

A empresa sustenta que os 10% restantes de emissão de dióxido de carbono são compensados com investimento em projetos que geram crédito de carbono – grosso modo, é um mecanismo no qual uma empresa investe em um projeto de plantio de floresta, por exemplo, para compensar a emissão residual de gases tóxicos.

De acordo com a Ambev, o modelo da indústria de Ponta Grossa deve ser replicado em outras unidades da empresa. A meta da cervejaria é usar 100% de energia renovável e reduzir 25% na emissão de dióxido de carbono até 2025.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro