Certidão já pode ser retirada pela internet

Foi lançado ontem, em Curitiba, o sistema de cartório 24 horas no Paraná. Através do site www.cartorio24horas.com.br qualquer pessoa ou empresa pode solicitar e receber em casa qualquer certidão expedida pelos cartórios paranaenses. O presidente da Associação dos Notários e Registadores do Brasil (Anoreg-Brasil), Rogério Portugal Bacellar, disse que a intenção com a criação do cartório 24 horas é facilitar o acesso ao serviço dos cartórios à população.

O Paraná é o segundo Estado da federação a receber os serviços. São Paulo também já pode receber certidões usando a internet. “Até o final do ano, o sistema será integrado no Brasil todo. Mais para frente vamos atender pedidos internacionais inclusive”, contou, destacando que a entrega em domicílio é feita graças à parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Abrindo a página da internet, a pessoa que quer a 2.ª via da certidão (casamento, nascimento, óbito, etc) faz o pedido e recebe opções de pagamento. Ou através de boleto bancário do Bradesco ou pela própria internet, no site do Bradesco. Também é possível pagar o boleto bancário através de sites de outros bancos. Então, via Sedex os Correios enviam o pedido de certidão ao cartório, que devolve no mesmo envelope aos Correios, sendo, posteriormente, entregues na casa de quem pediu. Pelo serviço de Sedex demora entre 4 e 12 dias para que a certidão chegue até a casa do solicitante. Em São Paulo, a média tem sido de nove dias. No Paraná, além do Sedex, os Correios estão oferecendo outra modalidade de entrega, a carta registrada, que tem preços e período de entrega diferenciados. “Os Correios estão trabalhando para que em breve cada agência sua tenha um terminal público de internet, para dar acesso à população”, contou o gerente de desenvolvimento de Mercado dos Correios, Aroldo Crema.

Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), José Carlos Fratti, 70% dos cartórios paranaenses aderiram ao cartório 24 horas.

Voltar ao topo