Cerca de 1,4 milhão de alunos da rede estadual de ensino encerram o ano letivo de 2007 nesta terça-feira (18) e entram em férias que se estendem até o dia 14 de fevereiro de 2008. As aulas estão terminando para os alunos do ensino fundamental e médio regulares, alunos de educação especial e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas 2.108 escolas e colégios estaduais em todo o Paraná.

continua após a publicidade

O ano letivo de 2007 na rede estadual de ensino foi marcado pela consolidação de alguns programas importantes ? como o Programa de Desenvolvimento Educacional, de formação continuada em rede, com a participação de 1.200 professores, e do Paraná Digital, que está levando laboratórios de informática a todas as escolas estaduais, com 44 mil computadores ligados à internet em banda larga.

Este foi o ano, também, em que, pela primeira vez, todos os 450 mil estudantes do ensino médio dos colégios estaduais receberam gratuitamente os 12 livros didáticos das matérias escolares. No total, o programa Livro Didático Público, pioneiro no Brasil, distribuiu 5,4 milhões de exemplares. Todos os conteúdos foram produzidos pelos professores da rede estadual.

Na área de infra-estrutura, a Secretaria da Educação deu a arrancada, em 2007, no maior programa de obras escolares da história do Paraná, com a construção de 15 colégios e a restauração e ampliação de outros 600. No total, já estão autorizadas obras no valor de R$ 183 milhões, em fase de execução ou de licitação.

Para 2008, além da continuidade e ampliação no programa de obras, está prevista a distribuição de mais 2,68 milhões de exemplares do Livro Didático Público, para os 230 mil alunos que ingressarão no ensino médio. Também haverá avanços na educação profissionalizante, que deve iniciar o próximo ano letivo com pouco mais de 72.200 alunos, matriculados neste final de 2007. O ensino profissionalizante será implantado em 72 escolas de jovens e adultos, com onze cursos. Em convênio com o Ministério da Educação, a Secretaria da Educação vai implantar cursos profissionalizantes à distância, especialmente nos pequenos municípios que não têm cursos presenciais. A nova modalidade vai ser oferecida em 124 municípios.

continua após a publicidade