Centro de Artesanato é inaugurado em Ibiporã

A secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, participou da inauguração do Centro de Artesanato de Ibiporã, no Norte do Estado. Realizado em parceria com a Secretaria, por meio do projeto Design Sustentável da Universidade Estadual de Londrina, do Programa Universidade Sem Fronteiras, o centro possui aproximadamente 80 metros quadrados e vai abrigar a administração da loja, um café e uma área de exposição para a venda de produtos.

O evento, no fim de semana (3 e 4), contou com a presença do prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, e da vice-prefeita Sandra Moya, uma das idealizadoras da loja. No local, em breve serão oferecidos espaços para oficinas e trabalhos de artesanato do município.

O Centro foi inaugurado juntamente com a Mape – Mostra de Artesanato – já em sua 16.ª edição, resultado do trabalho dos artesãos de Ibiporã, que são atendidos pelo projeto do Programa Universidade sem Fronteiras. Outros artesãos devem ingressar no Centro para vender seus produtos e fazer parte desse processo de fomento do artesanato no município.

O projeto atende 30 artesãos diretamente e beneficia mais 300, indiretamente. Os professores e alunos da UEL realizam aulas e treinamentos com o intuito de melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a renda das famílias. São abordados conceitos de design sustentável e economia, a fim de criar linhas de produtos simples, com identidade visual própria, que envolva a cultura da região e princípios éticos, ambientais e sociais.