Central de vídeo garante segurança no Sítio Cercado

Moradores e comerciantes do Sítio Cercado têm a partir de agora mais segurança com a nova central de videomonitoramento inaugurada nesta quinta-feira (20) pelo prefeito Luciano Ducci.  O projeto, pioneiro e exclusivo no Brasil, tem um sistema de 27 câmeras e uma central de monitoramento com tecnologia 100% digital de imagem e som. Além disso, o equipamento permite a interatividade da população que poderá acionar sinais de alerta e se comunicar via rádio com a central.

O Sítio Cercado é o primeiro bairro, fora da região central de Curitiba, a receber uma central de monitoramento exclusiva. “O projeto prevê a implantação de uma central como esta em cada uma das regionais da cidade, para reforçar a segurança dos bairros de Curitiba”, explicou o prefeito.

Segundo ele, as 27 novas câmeras do Sítio Cercado fazem parte de um projeto maior, que previa um total de 450 câmeras instaladas na cidade até o mundial de futebol de 2014.

Os equipamentos foram instalados graças a um convênio financiador firmado entre o município e o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O custo de implantação das câmeras e central de monitoramento é R$ 545 mil.

Segundo o secretário da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain, a segurança eletrônica já  provou o quanto é eficiente para inibir a criminalidade e desvendar os casos registrados.

“O município, em convênio com o Ministério da Justiça, mais uma vez, investe atenção nas políticas dessa área. Os principais beneficiados são as famílias do Sítio Cercado e, consequentemente, de toda Curitiba”, diz o secretário.

Tecnologia

Atualmente, Curitiba conta com 173 câmeras de monitoramento. As imagens captadas por elas ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas demais forças de segurança, Ministério Público e Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.

Segundo Chain, as novas câmeras do Sítio Cercado, tem mais riqueza de definição e uma capacidade maior de abrangência de imagens. Ele explica que os equipamentos, dispostos em 17 endereços do bairro, utilizam conectividade hibrida (rádio e fibra óptica) com intercomunicação dos locais monitorados com a Central de Operações e ainda uma possibilidade de operação via Tablet 3G.