Central de Certidões fica mais acessível à comunidade

O projeto Central de Certidões, idealizado e implantado pela Associação dos Notários e Registradores de Paraná, está sendo alterado para tornar-se ainda mais acessível à comunidade. De acordo com o coordenador da Central, Nilo Sampaio, as alterações no sistema operacional são fruto do uso constate deste mecanismo de requisição de certidões via online.

Até final de junho, quem solicitar certidões através do site da Anoreg-PR (www.anoregpr.org.br ) visualizará as mudanças. Uma delas é que o usuário passa a definir primeiramente de qual cidade é o ofício que lhe fornecerá a certidão. Depois disto, o sistema lhe mostra todos os cartórios cadastrados no projeto e quais os tipos de documentos que oferecem. A pessoa selecionará o que deseja e poderá escolher a forma de pagamento e entrega do pedido: receber em casa pelo correio ou retirará no balcão do cartório, caso resida na mesma cidade.

Outra alteração é a possibilidade de fazer vários pedidos e pagar todos juntos, através de um só boleto. Antes, para cada solicitação, era emitido um boleto de pagamento, caso esta fosse a forma de pagamento escolhida pelo usuário.

Hoje participam do projeto 96 ofícios paranaenses, 32 estão em fase de cadastramento e outros 200 cartórios têm interesse em participar e logo estarão atendendo aos pedidos de certidão via Internet. Muito dos serventuários cadastrados deram sugestões que influenciaram as alterações no sistema. “Fomos captando a necessidade dos usuários e percebemos também que a receptividade deles foi melhor do que esperávamos. Isto significa que estamos no caminho certo” conclui Sampaio.

Voltar ao topo