Cenáculo será concluído em 2005

Até o início do próximo ano já estará concluída a obra do Cenáculo dos Adoradores da Arquidiocese de Curitiba, anexo à Igreja da Ordem, no Largo da Ordem. A obra de dois mil metros quadrados terá três pisos e um custo total de R$ 1,5 milhão, fruto de doações da comunidade e campanhas feitas pela arquidiocese.

Conforme o vice-presidente do Conselho de Obras do Cenáculo, José Araújo da Silva, o cenáculo contará com uma sala de exposições e um auditório no 1.º andar, um anfiteatro e doze salas de reunião no 2.º andar e um jardim contemplativo e alojamentos no último piso. Ele destacou que a igreja não terá alterações, já que ela foi tombada pelo patrimônio histórico. “Na igreja não se mexe”, disse, referindo-se à obra feita em 1737.

Silva contou que há algum tempo já era necessário um local adequado para adorações, principalmente noturnas. “Agora as pessoas poderão ficar no alojamento do cenáculo para realizar as adorações. Antigamente, ninguém ficava depois da meia-noite, já que a região não é muito segura”, disse. O vice-presidente destacou que há muito tempo a Igreja da Ordem é local de adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento. “Por isso a obra está sendo feita aqui. O interessante é destacar que é uma obra da arquidiocese, não da paróquia”, relatou.

Os católicos podem ajudar na construção do cenáculo através do ofertório das missas, pela campanha da doação de latas de óleo, que posteriormente serão vendidas a preços mais baixos que os de mercado e pela campanha do tijolinho. “Nela cada pessoa doará R$ 1 mil e terá seu nome colocado como colaborador da construção numa parede feita de tijolinhos que ficará no cenáculo”, explicou.

Voltar ao topo