CEMO de Araucária retoma atendimentos

A Prefeitura de Araucária investiu mais de R$ 667 mil em serviços de reformas e melhorias no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO). Nesta quarta-feira (19) aconteceu a retomada dos atendimentos especializados no Complexo de Saúde NIS III, com uma visita do prefeito Albanor Zezé e do Secretário Municipal de Saúde (SMSA) Haroldo Ferreira às novas instalações do CEMO.

Após um desastre ambiental ocorrido em dezembro de 2010, quando em razão das fortes chuvas o telhado do CEMO foi danificado, os atendimentos foram transferidos provisoriamente para o Complexo de Saúde São Vicente de Paulo.

Segundo o secretário de Saúde, Haroldo Ferreira, a princípio a intenção era apenas reparar a estrutura danificada, mas acabaram sendo realizadas benfeitorias adicionais no prédio.

“Foi feito todo um trabalho de planejamento de engenharia. Foi refeito o teto de todo o prédio e como a chuva também danificou, tivemos que refazer toda a parte interna, toda a parte elétrica e de cabeamento para internet, reformar os consultórios, em especial o setor de odontologia. Aproveitamos também para atender uma reivindicação antiga dos pacientes e colocamos um elevador, para que as pessoas mais vulneráveis, idosas ou que tem deficiência possam sair do térreo para o primeiro piso com mais facilidade”, detalhou o secretário.

A aposentada Elza Teloze aprovou as melhorias, há nove anos seu marido, que usa cadeira de rodas em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), realiza consultas e outros procedimentos médicos no CEMO.

“Nós que temos alguém na família sabemos como é grande a dificuldade de locomoção. Antes meus dois filhos tinham que carregá-lo até o piso superior pela escada, agora com o elevador facilitou bastante”, destacou.

O CEMO realiza uma média de 330 atendimentos por dia. O prefeito Zezé acredita que com a retomada dos procedimentos, em um espaço mais apropriado e com a infraestrutura necessária, a população poderá contar com um atendimento de qualidade.

“Percebemos as melhorias que foram feitas, em todos os espaços, e temos certeza que muita coisa melhorou aqui. Com toda essa reforma, nossa expectativa é que o CEMO continue prestando um excelente atendimento à população de Araucária”, observou o Prefeito Zezé.

CAPS-AD em novo local

Em virtude da mudança do CEMO para o NIS III, o Centro de Atenção Psico-social Álcool e Drogas (CAPS-AD) passará a atender no Complexo São Vicente de Paulo (na antiga casa das freiras), onde funcionava parte da estrutura do CEMO.

“O prédio na Rua Lourenço Jasiocha, onde atualmente funciona o CAPS é locado e não tem muito espaço. Com a mudança para o Complexo São Vicente de Paulo, os profissionais terão um espaço adequado para trabalhar melhor com os grupos de pacientes e a prefeitura deixará de arcar com o aluguel do prédio”, explicou a diretora geral da SMSA, Jussara panek. O CAPS-AD passará a atender no novo endereço a partir do dia 03 de novembro, estando fechado para a mudança nos dias 27 e 28 de outubro.