Cemitérios municipais devem ter 50 mil visitas

Cerca de 50 mil pessoas deverão visitar os cemitérios municipais de Curitiba neste domingo, Dia de Finados, segundo prevê a Prefeitura. Para atender a esse público, a administração estabeleceu um sistema especial de limpeza, feita ao longo da semana; locais específicos para venda de flores e velas; reforço na Guarda Municipal e alterações de trânsito nas vias do entorno dos cemitérios.

Curitiba tem quatro cemitérios administrados pela Prefeitura: Água Verde, Boqueirão Santa Cândida e São Francisco de Paula, mais conhecido como Cemitério Municipal. Neste domingo, o funcionamento será de 7h da manhã às 17h45, e os organizadores chamam atenção para a hora do fechamento, uma vez que o horário de verão pode confundir o visitante.

Equipes da Prefeitura estarão de plantão para auxiliar pessoas que tenham dificuldade na localização de túmulos. Nesse caso, basta procurar a administração do cemitério, que fará a busca em terminais de computador, mas é importante que o visitante saiba, pelo menos, o nome completo da pessoa sepultada no túmulo procurado.

Tradicionalmente, os túmulos mais visitados são os de Maria Bueno (Cemitério Municipal) e Maria Polenta (Água Verde), a quem são atribuídos milagres. No túmulo de Maria Bueno foram colocados dois bancos de praça e feito reforço na iluminação dos refletores. No Cemitério Municipal Água Verde estão sepultados também o artista Poty Lazzarotto e o escritor Paulo Leminski.

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente atuaram ao longo da semana na limpeza, capina e varrição das ruas dos cemitérios municipais. No Cemitério Municipal, a venda de flores e velas será feita nos quiosques já tradicionais na região. Nos outros três cemitérios municipais, Santa Cândida, Água Verde e Boqueirão, serão 106 diferentes pontos de venda.

Para organizar o comércio dos produtos, a Prefeitura recebeu inscrições dos interessados de 6 a 10 de outubro nas Ruas da Cidadania. Serão 50 barracas no Cemitério do Boqueirão, 38 no Santa Cândida e 18 no Água Verde. Todas as barracas ficarão do lado de fora dos cemitérios.

Durante todo o final de semana, 63 guardas municipais farão a segurança nos quatro cemitérios. O esquema de segurança contará também com 16 viaturas. A orientação de trânsito também vai contar com esquema reforçado da Diretran. O secretário municipal da Defesa Social, Sanderson Diotalevi, enviou ofício ao secretário estadual da Segurança Pública solicitando policiamento ostensivo da PM durante o Dia de Finados.Também foram enviados ofícios aos comandantes do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), do Comando do Policiamento da Capital (CPC), do Regimento Coronel Dulcídio, e do 12.º e do 13.º Batalhão da Polícia Militar.

Trânsito

Para evitar congestionamentos, a Urbs vai fazer algumas alterações no trânsito:

Cemitério Municipal: não será possível estacionar na rua Benvindo Valente ao lado do cemitério. Também fica proibida a parada de veículos na rua Trajano Reis entre as ruas Barão de Antonina e Senador Xavier da Silva.

Cemitério Jardim da Saudade (CIC): veículos não podem estacionar na rua Potiguara no trecho entre as ruas Sezinando Martinho da Cruz e João Bettega. Também, não será possível estacionar na rua João Bettega em frente ao cemitério.

Cemitério Parque Iguaçu: proibido estacionamento na rua Nicolau José Gravina entre avenida Cândido Hartmann e o portão de entrada.

Santa Cândida: não será permitido parar veículos em toda a extensão do Cemitério, na Estrada Nova de Colombo.

Cemitério Luterano (Protestante), no Alto da Glória: nas imediações do cemitério, a circulação de veículos estará ocorrendo em mão única na rua Ivo Leão entre as ruas Amâncio Mouro e Zamenhof (sentido Amâncio Mouro para Zamenhof).

Cemitério Parque São Pedro (Umbará): a orientação de agentes de trânsito será reforçada, com a sinalização com cones.

Cemitério Água Verde: reforço no efetivo da Diretran, orientando o trânsito em todo o entorno.

Transporte coletivo – As linhas de ônibus que passam pelos cemitérios da cidade serão reforçadas neste final de semana.

Indigentes,mortos esquecidos

Enquanto alguns túmulos em Curitiba, como o de Maria Bueno, atraem verdadeiras multidões no Dia de Finados, outros não recebem nenhuma visita, são os indigentes. Só no Cemitério Municipal de Santa Cândida (zona norte) são cerca de 1.300 pessoas enterradas como indigentes. Muitos eram sozinhos ou quando morreram não foram encontrados pela família.

O administrador do Cemitério, Gastão Franco, comenta que estas pessoas dependem de desconhecidos para ganhar uma flor, vela ou oração. Mas, pelo menos no dia de Finados, alguns recebem a consideração de pessoas que se comovem com a situação e resolvem prestar uma homenagem a quem não conheceram.

Os indigentes são sepultados diretamente na terra, onde permanecem por três anos. O mesmo procedimento é adotado com quem não tem condições de comprar um lote. Depois deste período eles são encaminhados para o ossário geral no próprio cemitério, a não ser que a família compre outro lugar. “Mas muita gente não tem dinheiro e acaba deixando eles aqui mesmo”, diz Gastão.

Voltar ao topo