Os cemitérios municipais do Boqueirão e Água Verde serão reformados. A Prefeitura de Curitiba começará no fim de setembro obras de melhoria na segurança, pintura, revitalização da praça em frente ao cemitério Água Verde e a construção de 1.024 gavetas mortuárias no Boqueirão para sepultamento de pessoas carentes e indigentes.
Cercas de segurança serão instaladas em cima dos muros dos cemitérios, que também ganharão nova pintura. No Água Verde, serão construídas duas guaritas para a Guarda Municipal, uma no fundo e outra na entrada do cemitério.
A praça Sagrado Coração de Jesus, em frente ao cemitério Água Verde, será revitalizada. A praça ganhará novos bancos, piso, lixeiras, melhoria no paisagismo e reforma da fonte de água. No Boqueirão, serão feitas obras de drenagem para controle ambiental do cemitério.
"As obras darão mais segurança e conforto às pessoas que visitam jazigos de parentes e amigos nos dois cemitérios", diz o diretor de Sérvios Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Valmor Trentini.
No Cemitério Boqueirão, o pacote de reformas inclui a construção de 1.024 gavetas mortuárias para carentes e indigentes, que se somam às 526 gavetas construídas no ano passado. Somando as vagas existentes nos cemitérios do Município, as novas obras garantem o atendimento de carentes e indigentes pelos próximos 10 anos.
"O investimento beneficia com atendimento digno uma classe especial de pessoas", diz Trentini. Além do Boqueirão, o sepultamento de pessoas carentes e indigentes é feito nos cemitérios Santa Cândida e Parque São Pedro, que dispõem de 2.100 gavetas. Por ano, o serviço de sepultamentos da Prefeitura atende uma média de 800 pessoas.
Quando comprovada a carência de recursos das famílias, o serviço é totalmente gratuito e inclui urna, traslado e paramentos para o velório, uma obrigação das funerárias cadastradas no Serviço Funerário Municipal prevista em lei.