As celebrações para comemorar o Dia da Padroeira do Brasil movimentaram diversas igrejas em Curitiba e Região Metropolitana, no dia de ontem. As festividades foram maiores nas paróquias denominadas Nossa Senhora Aparecida, onde os fiéis participaram de missas, procissões e atividades festivas.

continua após a publicidade

Na paróquia do bairro Seminário, em Curitiba, a preparação para comemorar o Dia de Nossa Senhora começou no início da semana, com a realização de orações diárias no templo. Ontem, os cristãos celebraram uma missa em homenagem à santa. Houve ainda bênção dos carros, almoço festivo, e à noite, uma procissão luminosa pelas ruas do bairro. Já na Vila Hauer a procissão foi substituída por um passeio ciclístico. As pessoas percorreram dez quilômetros pedindo paz no trânsito.

No município de Rio Negro, a Campanha da Fraternidade deu o tom das comemorações, iniciadas semana passada. As homenagens à padroeira foram encerradas com uma missa festiva, seguida de procissão luminosa. Em São José dos Pinhais, os fiéis foram acordados logo cedo por uma alvorada de fogos, que marcou o início da procissão. A imagem da santa foi carregada por cerca de três quilômetros pelos devotos, que, enquanto caminhavam, entoavam cânticos e orações de louvor. O percurso foi encerrado em frente à paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Guatupê, onde foi montado um altar para a celebração da missa.

O ritual foi acompanhado por diversas pessoas, como a auxiliar de cozinha Helena Maria do Nascimento, que todos os anos comemora o aniversário da padroeira. ?Sou devota de Nossa Senhora Aparecida desde criança, e nunca perco a missa desse dia?, falou. O cobrador de ônibus Rudnei Gonçalves também participou porque entende que é importante agradecer à santa do Brasil. ?Ela é a nossa padroeira, e como é milagrosa, precisamos agradecer sempre a sua presença?, afirmou.

continua após a publicidade