Celebração japonesa começa amanhã em Curitiba

Torneios esportivos entre associações nipo-brasileiras de todo o País, no Ginásio do Tarumã, abrem amanhã as comemorações do centenário da imigração japonesa em Curitiba. Os festejos, organizados pela Prefeitura, vão até setembro. A comissão organizadora das comemorações esteve reunida ontem, para acertar detalhes da programação. O grupo é coordenado pelo secretário do Governo Municipal, Rui Hara.

Estão programados festivais gastronômicos, atividades sócio-recreativas, shows musicais, o Festival da Primavera e campeonatos com os esportes mais populares no Japão, como beisebol e softbal. A seleção japonesa de beisebol participará dos torneios. A criação do Parque do Centenário, no bairro Uberaba, em uma área de preservação ambiental, também faz parte das comemorações.

?O ponto alto da programação acontecerá no dia 24 de abril, data em que, há 100 anos, os primeiros japoneses desembarcaram em Santos, a bordo do navio Kasato Maru, que partiu do porto de Kobe?, informou o secretário Rui Hara. Nesse dia, o embarque no Japão e o desembarque no Brasil serão revividos conforme o registro histórico da época, com encenações típicas nos dois portos – Santos e Kobe.

Segundo Rui Hara, o governo japonês está restaurando o imóvel que serviu como centro de triagem de emigrantes em Kobe. O restauro do imóvel custará U$ 5 milhões e abrigará a Casa do Emigrante, um museu com objetos, roupas e bens usados no século XIX; um espaço cultural e um centro de atendimento aos descendentes dos imigrantes já nascidos no Brasil. As colônias japonesas do Paraná e do Brasil serão mobilizadas para que doem objetos e peças históricas para o museu.

Voltar ao topo