A partir do próximo ano, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) passará por uma grande reformulação. Ganhando status de universidade, a entidade será chamada de Universidade Tecnológica Federal do Paraná e terá ênfase na graduação. De acordo com o diretor de ensino do Cefet, Carlos Eduardo Cantarelli, 80% dos cursos ofertados serão de nível superior

continua após a publicidade

"Outro foco importante será na pós-graduação, mas esse é um processo mais lento", explica. No último dia 23 o projeto que transforma a entidade em universidade foi aprovado na Comissão de Educação do Senado Federal.

O projeto vai agora para votação no plenário da Casa. Segundo o trâmite é pura formalidade. "Nossa expectativa é que o presidente Lula assine a lei que eleva o Cefet a universidade até o dia 23 de setembro, dia das comemorações de 96 anos da instituição."

O diretor explica que a mudança não será muito sentida, já que o Cefet já oferta cursos de graduação e de pós. "Já temos estrutura universitária, mas agora teremos melhores condições, como passar a registrar os diplomas nós mesmos." O Cefet deverá ofertar 14 cursos de engenharia e ciências e outros 33 de tecnologia em seus sete campi em todo o Paraná.

Ensino técnico

continua após a publicidade

Outra mudança será no ensino médio ofertado pela entidade, que voltará a ser técnico-integrado. Os cursos, 14 no total, integrarão os conteúdos do ensino médio e técnico profissionalizante, com duração de quatro anos.