Cefet perde alunos devido à greve

A unidade Curitiba do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) está perdendo alunos devido à greve dos servidores federais. A paralisação contra a reforma da Previdência começou no último dia 8 de julho. Alguns alunos, principalmente do 3.º ano do ensino médio, estão pedindo suas transferências para outros colégios. “Até a sexta-feira passada já tinham sido dezoito pedidos de transferência”, revelou o diretor da unidade, Cion Cassiano Basso.

A maior preocupação dos alunos é com o vestibular. Basso explicou que, mesmo passando no concurso, eles temem não concluir o ensino médio em tempo para apresentar o diploma para fazer a matrícula. “Não sabemos quando a greve acaba e ficamos de mãos atadas, tendo que liberar os alunos”, afirmou. Basso contou que em média 55% das aulas do Cefet-PR não vêm sendo ministradas devido à paralisação.

Natália Ramori Farinha, 17 anos, está concluindo o 3.º anos do ensino médio no Colégio Decisivo. Ela estudou até poucos dias no Cefet-PR, mas saiu forçada pela greve. “Gostava muito do Cefet, até mesmo pela luta que tive para passar no concurso e entrar lá. Mas os professores não valorizaram essa luta, pensam só neles”, criticou. Natália lembrou que o calendário de aulas já estava atrasado desde a última greve em 2001.

Voltar ao topo