Cefet divulga aprovados no dia 7

Vinte questões de Matemática e quinze de História encerraram, ontem de manhã, o vestibular do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). O concurso iniciado no último domingo oferece 1.467 vagas para 25 cursos diferentes.

Do total de 9.730 candidatos inscritos, 1.892 desistiram, sendo 603 no primeiro dia, antes da realização das provas de Biologia, Redação, Português e Língua Estrangeira; 636 no segundo, quando foram aplicadas questões de Física, Química e Geografia; e 653 ontem.

O concurso foi realizado em seis cidades do Paraná: Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão, Cornélio Procópio e Curitiba, onde as provas foram aplicadas no próprio Cefet e nos colégios Pedro Macedo e Bagozzi. Também na capital, um candidato, vítima de acidente de trânsito, realizou as provas no Hospital Nossa Senhora das Graças. O resultado será divulgado no dia 7 de fevereiro. As matrículas serão realizadas nos dias 10 e 11 do mesmo mês. A lista de segunda chamada está prevista para sair no dia 13 de fevereiro. O ano letivo do Cefet começa no dia 22 de abril.

Candidatos

Muitos dos candidatos que completaram o vestibular julgaram as provas bastante difíceis. Matemática, Física, Química e Biologia foram, por muitos, consideradas as mais trabalhosas. História foi avaliada como uma das mais acessíveis. “Como já era de se esperar, as provas da área de exatas foram as mais difíceis. Como eram de múltipla escolha, muitas vezes eu ficava em dúvida entre duas alternativas”, diz a candidata a uma vaga no curso de Tecnologia em Artes Gráficas Elisa Toazza, de 17 anos.

A prova de Redação, que exigiu que os candidatos escrevessem sobre dois assuntos, foi considerada de nível médio. Os alunos tinham que redigir um texto baseado em uma notícia publicada na revista Veja, sobre a relação entre grau de escolaridade e vida profissional, e outro sobre a conferência ambiental Rio + 10, realizada em 2002 em Johannesburgo, na África do Sul. “Escrevi com facilidade o texto sobre a vida profissional mas, como não tenho tempo para acompanhar os noticiários de TV, tive mais dificuldades na redação sobre a Rio + 10”, conta o candidato Fabiano Pereira, 19, que tenta uma vaga no curso de Tecnologia em Mecânica.

Voltar ao topo