Cefet discute o papel da tecnologia na sociedade

Para quem e para quê. Essa é a principal questão que os pesquisadores têm formulado sobre o benefício das novas tecnologias para a sociedade. Nesta semana, o tema está sendo discutido em Curitiba por professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino do País. A Semana de Tecnologia é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR).

A coordenadora do evento, Marília Gomes de Carvalho diz que a idéia é fazer uma reflexão sobre os benefícios que essas tecnologias estão trazendo de maneiro geral, pois muitas vezes o acesso esbarra em interesses políticos e econômicos. Um exemplo dessa exclusão é a tecnologia digital. “Apenas uma minoria tem acesso, pois implica equipamentos, conhecimentos e informação”, disse a coordenadora.

Outro exemplo são as questões ambientais. “Até que ponto o desenvolvimento prejudica ou ajuda na preservação dos recursos naturais?”, ponderou, acrescentando que o ambiente tem relação direta com toda a sociedade. A discussão desse tema, afirma a coordenadora, está intimamente ligada com os objetivos desenvolvidos dentro do PPGTE. E nesse momento, ressalta, o Cefet precisa ampliar esses debates, já que está em fase de ser transformado em uma universidade tecnológica.

A programação do evento prossegue até quinta-feira, quando serão realizadas palestras, mesas-redondas, leitura de artigos, discussões de grupos de estudos e pesquisas e apresentação de artigos inéditos sobre tecnologia e sua relação com outros segmentos.

Gênero

Dentro do programa também haverá uma discussão de gênero. Segundo Marília Gomes de Carvalho,a tecnologia é, na maioria das vezes, entendida como um universo masculino, e existe uma invisibilidade das mulheres nesse processo.

A discussão do tema será feita com professores do próprio Cefet, onde está sendo realizando um estudo para mostrar as relações de gênero na escola. “Esse trabalho visa analisar como o homem vê a mulher, e vice-versa, nos cursos e engenharia e tecnologia”, comentou Marília. A idéia com isso é sensibilizar os professores dos ensinos fundamental e médio de como direcionar as questões de gênero em disciplinas que acabam sendo voltadas mais para um sexo do que para outro.

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