CD-ROM conta história da Biblioteca Pública do Paraná

A história e os serviços oferecidos pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP) já podem ser pesquisados de maneira virtual. Depois de uma ano e meio de trabalho a entidade, patrocinada pela Imprensa Oficial, está lançando o CD-ROM da BPP.

Ele deve servir de base para as 350 bibliotecas municipais de todo Paraná. Nas bibliotecas, universidades e nas instituições ligadas à cultura ele está sendo distribuído gratuitamente. Para os usuários da biblioteca que quiserem adquiri-lo, o CD está sendo vendido pelo preço simbólico de R$5,00. O CD conta com texto, imagem e som. O tema musical foi feito por Waltel Branco.

Divulgação

A chefe da Divisão de Extensão da BPP, Maria Marta Sienna, explicou que o CD divulgará a instituição no Paraná e fora dele, trabalho anteriormente feito por um vídeo institucional. “Além dos serviços e da história, constam depoimentos de usuários e de poetas como Helena Kolody e Miguel Sanches Neto”, salientou Maria Marta, destacando que em 2004 a atual sede da BPP, na Rua Cândido Lopes, comemora cinqüenta anos.

A chefe da Divisão de Difusão Cultural da BPP, Maria da Graça Simão Gonçalves, lembrou que há no CD um texto de Flora Camargo Munhoz da Rocha, viúva do ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto, contando a consideração e o apreço que seu marido tinha pela BPP. “Foi no mandato dele que conseguimos a sede própria. No ano do centenário da emancipação política do Estado”, lembrou Maria da Graça.

Mais Livros

O acervo da BPP vai ganhar mais 1.302 títulos, o eqüivalente a 4.207 volumes. A primeira etapa do projeto foi cumprida em maio. Os livros das segunda etapa estarão à disposição dos usuários na próxima sexta-feira.

A aquisição dos novos livros faz parte do projeto aprovado pela Lei Rouanet e tem patrocínio da Petrobras. Uma exposição dos novos títulos vai acontecer no hall da BPP.

Voltar ao topo