Católicos prestam homenagem à Padroeira

Amanhã é um dia especial para os católicos de Curitiba. Nesta data comemora-se o dia de Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade. A história de fé dos primeiros moradores é mais antiga que a própria cidade. Em 1640, aos pés de uma imagem de terracota, um pequeno grupo de mineradores se reunia para pedir e agradecer graças alcançadas. A fé venceu o tempo e são os curitibanos de hoje que se ajoelham aos pé da mãe de Jesus, repetindo o gesto dos primeiros povoadores. Na Catedral Basílica de Curitiba serão feitas várias celebrações em homenagem à padroeira.

A capital do Estado nasceu ao redor de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Luz. A primeira imagem foi substituída em 1720 por outra de barro, e tanto os fiéis como os admiradores da arte podem vislumbrá-la no Museu Paranaense. A segunda imagem também foi preservada e hoje está guardada no Museu de Arte Sacra da capital. Em 1878, ela foi substituída por outra feita de cedro que ainda é venerada pelos féis na Catedral Basílica de Curitiba.

A homenagem à padroeira começou na última sexta-feira com a celebração de missas e se repetiu no sábado com outra missa na Catedral. Mas um dos pontos mais marcantes da comemoração será realizado hoje com a procissão luminosa.

Os fiéis se reúnem às 18h, assistem à missa e depois saem pelas ruas da cidade com velas acesas, rezando e entoando cantos de louvor. Amanhã haverá ainda três missas: às 8h30, 10h e 18h.

Para muitos curitibanos, o feriado será um momento para renovar a devoção. “É um dia para as pessoas se juntarem para ir à igreja, parar e refletir sobre a própria fé”, analisa Maria Macedo, 29 anos, que é católica. Por outro lado, também há muita gente que mora na cidade e não sabe direito o que representa o feriado. “Só sei que é o dia da padroeira da cidade, mas não sei o nome dela”, disse Josias Eliese da Silva, 31 anos, que é evangélico. Ele afirma que respeita a data, mas não acha certo a adoção de feriados específicos para determinadas religiões.