Catadores de material reciclável de Piraquara realizaram hoje (10) pela manhã uma manifestação contra o lixo orgânico, que não é recolhido pela prefeitura há mais de 14 dias.

continua após a publicidade

De acordo com os manifestantes, em frente ao barracão de reciclagem, na Avenida Pastor Adolfo Weidmann, no bairro Guarituba, há mais de uma tonelada de lixo em decomposição, que é separado diariamente pelos trabalhadores. O mau cheiro causado pelo material atraiu moscas e cachorros ao local, causando transtornos à população do bairro Jardim Holandês, vizinhos ao barracão.

De acordo com Vanda de Assis, assistente social da Assembleia Popular, entidade que organizou a manifestação, a prefeitura de Piraquara não deveria enviar lixo orgânico para o barracão de reciclagem e o que e material separado deveria ser recolhido todos os dias.

‘Tentamos de todas as maneiras conversar com o pessoal da prefeitura, mas nem fomos atendidos. Além disso, fizemos contato com a empresa que recolhe o lixo na cidade e nos trataram muito mal‘, afirma.

continua após a publicidade

Durante o protesto, todo o lixo orgânico acumulado ao longo das duas últimas semanas foi colocado no meio da avenida, que é uma das mais movimentadas. Em seguida, os manifestantes atearam fogo em pneus e pedaços de madeira. Alguns motoristas que passavam pelo local se arriscaram em ultrapassar a barreira, inclusive um veículo do governo estadual.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Piraquara afirmou que na última quarta-feira (9), houve uma conversa entre os catadores de material reciclável e o secretário municipal de meio-ambiente, Gilmar Zachi Clavisso, onde ficou decidido que o lixo orgânico seria recolhido às terças e quintas feiras e que um recipiente para a colocação do material orgânico. No entanto, os representantes dos trabalhadores negaram essa conversa.

continua após a publicidade

Veja na galeria de fotos e vídeo a manifestação.