Castello Branco terá complexo educacional

O governo do Estado vai transformar o antigo Parque Castello Branco num novo complexo educacional destinado ao desenvolvimento de ciência, agroecologia, cultura e educação. A proposta de integrar à área do parque as duas fazendas vizinhas, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além da definição de medidas necessárias para colocar em funcionamento o complexo, foram questões discutidas, anteontem à noite, pelo assessor especial do governador, Daniel Godoy, com representantes das entidades envolvidas.

A vice-reitora da UFPR, Maria Tarcisa Bega, que representou a FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura na reunião, falou sobre o interesse da universidade e sobre a possibilidade de anexar a fazenda experimental da UFPR ao complexo. O superintendente executivo do Paranacidade, Luiz Forte Neto, explicou que o Parque da Ciência será apenas um segmento deste grande complexo educacional. A Secretaria da Educação assume a responsabilidade de administrar o segmento Parque da Ciência, que integra o Circo da Ciência, Exploratório e Palco Paraná. As atividades relacionadas à agroecologia estarão a cargo da Emater-PR e da Secretaria da Agricultura.

O antigo Parque Castello Branco está situado dentro da Área de Proteção Ambiental do Iraí, cujo reservatório fornece a água para cerca de 25% da população de Curitiba e Região Metropolitana. O local foi fechado temporariamente por determinação do governador, pelo estado de abandono das instalações e precariedade do funcionamento atual. Forte Neto calcula que serão necessários mais alguns dias para finalizar as obras e colocar em funcionamento o novo complexo educacional.

Voltar ao topo