O engenheiro Cássio Bittencourt Macedo recebe hoje ,no Paraná Clube, em Curitiba, o Troféu Paraná de Engenharia 2003, prêmio promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). O engenheiro exerceu vários cargos públicos, sendo duas vezes secretário de Estado de Viação e Obras Públicas. Entre seus diversos trabalhos estão o Lago Igapó, que é cartão postal da cidade de Londrina, e a usina de Segredo.

Cássio Macedo se formou em 1947 pela então Universidade do Paraná, hoje Federal. Iniciou suas atividades em Londrina, onde trabalhou como engenheiro residente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Como diretor de Obras e Planejamento da Prefeitura de Londrina assinou várias obras. Além do Lago Igapó, a Concha Acústica e também o estádio da cidade, onde trabalhou até 1957. Depois disso, assumiu até 1959 a Secretaria Estadual de Viação e Obras, percorrendo todas as cidades do Paraná para fazer um levantamento do que cada uma necessitava. Nesta época, trabalhou ainda na doação do terreno para a criação da Universidade Católica do Paraná, no Prado Velho. Também Transformou o espaço Exposição do Café no Colégio Militar de Curitiba, que existe até hoje. Depois, partiu para a iniciativa privada, construindo estradas em toda a Região Sul. Em 1971, assumiu mais uma vez a Secretaria Estadual de Viação e Obras Públicas.

Depois disso, partiu mais uma vez para a iniciativa privada participando do consórcio que construiu a Usina Segredo, com capacidade de 1.260 MW, o que correspondia a 10% da energia produzida na Usina Binacional de Itaipu. Hoje, aos 81 anos, atua em duas empresas privadas.

O engenheiro também prestou trabalhos para a categoria. Entre vários cargos, ocupou por dois anos a presidência do IEP. Em 2001 passou a ser membro do Comitê Diretor de Combate ao Trabalho Informal e foi membro da Comissão Tripartite, que inspeciona o anel de integração entregue às concessionárias. Já recebeu diversos prêmios, entre eles a Medalha de Mérito Industrial da Federação da Indústrias do Paraná e também foi destaque, em 2000, da Engenharia em Obras Públicas do IEP.

Junto com Cássio Macedo estão sendo homenageados Odenir Müller, como destaque em projeto, Ramon Andres Doria, destaque na construção, Hamilton Costa Júnior, destaque no ensino, Eduardo Francisco Sciarra, destaque na política, e Danusa Haick Tavares, como aluna do ano.