Casos de Leptospirose e Dengue aumentam no Verão

O período de calor aliado às chuvas típicas do verão traz duas grandes preocupações para as autoridades sanitárias nesta época do ano: o risco de novos casos de dengue e de leptospirose. O combate às duas doenças depende do envolvimento da comunidade nos cuidados para evitar que se desenvolvam.

A principal preocupação é com a leptospirose, mais fácil de ser contraída. Quando em contato com a água, a leptospira, bactéria presente na urina do rato, tem forte poder de penetração na pele e é facilmente espalhada durante enchentes ou em banhos de rio. Moradores de ocupações irregulares, coletores de materiais recicláveis e trabalhadores da construção civil também correm o risco de contaminação.

Cuidados

Até outubro foram notificados 510 casos suspeitos de leptospirose, sendo confirmadas 60 e seis pessoas morreram. No mesmo período do ano passado foram 1,2 mil suspeitas, 155 casos confirmados e 21 mortes. “O principal cuidado é não entrar na água, principalmente em áreas alagadas. Se for preciso, o ideal é usar botas de borracha ou calçados bem fechados, que evitam o contato com a água”, explica o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, Juliano Ribeiro.