Cascavelenses limpam rio que abastece a cidade

Uma equipe de dezoito pessoas, coordenada pela Sanepar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel, iniciou ontem a limpeza do Rio Cascavel, em um trecho localizado entre a BR-277 e o final do bairro Universitário. O trabalho, que continua até hoje, finaliza a programação semanal realizada em homenagem ao Dia do Rio, comemorado no último dia 24 de novembro.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Paulo Carlesso, todos os eventos da semana, com destaque para a limpeza do Rio Cascavel, têm um caráter educacional importante. “A intenção é mostrar, por exemplo, que o lixo jogado pela população nas ruas ou mananciais prejudica a toda a sociedade”, lembra.

Apenas ontem, a equipe de limpeza retirou do rio pneus, latas e garrafas plásticas. “São dejetos que não poderiam estar no rio que abastece a cidade”, lamenta Paulo Carlesso. O Rio Cascavel é responsável por 70% do volume de água consumido pela população local.

Durante a semana, a secretaria e a Sanepar organizaram uma série de atividades, envolvendo, principalmente, alunos de escolas públicas e particulares de Cascavel e região. A programação abrange uma exposição de trabalhos realizados por estudantes que participaram do projeto Rio Limpo, promovido pelo governo estadual em parceria com os municípios. Cartazes, fotos e textos sobre o meio ambiente estão expostos, até hoje, no saguão da prefeitura. Os alunos também realizaram apresentações artísticas sobre o meio ambiente.

Voltar ao topo