Cascavel vai reabrir UBS de Rio do Salto

Diretores da Secretaria de Saúde (Sesau) de Cascavel estiveram reunidos ontem com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito de Rio do Salto, acertando detalhes estruturais para retomar as atividades da unidade, seguindo determinação do prefeito Edgar Bueno. A partir de hoje, a equipe administrativa já estará trabalhando, orientando a população para procedimentos. Na semana passada, a UBS havia sido depredada por um grupo de cinco pessoas.

De acordo com a secretária Lilimar Mori, também para esta quinta-feira estão agendadas reuniões com a equipe de Enfermagem e médicos, para que o quadro de pessoal seja complementado e o atendimento integral seja retomado. Ajustes e remanejamentos foram realizados “contemplando algumas reivindicações da comunidade e readequando a unidade, de acordo com as suas necessidades e a nossa disponibilidade”.

Laudo

A Sesau também já está de posse do laudo de necropsia de Helena Aparecida de Ramos Pires, que faleceu no interior da UBS de Rio do Salto no dia 14. O laudo aponta como causa da morte hidrocefalia, decorrente de leptomeningite crônica linfocitária. Segundo Lilimar Mori, neurologistas consultados relataram que a doença é de difícil diagnóstico e isso não ocorreria em um posto de Saúde apenas em estabelecimento com equipamento para tomografia.

Voltar ao topo