Casamento gratuito une 119 casais

Hoje é um dia especial para os 119 casais que estarão oficializando a união. O casamento coletivo acontece às 18h na Rua da Cidadania da Fazendinha, em Curitiba, onde funciona a administração regional do Portão. A iniciativa é da Prefeitura Municipal em parceria com o Tribunal de Justiça e o Cartório Distrital do Portão. A cerimônia será realizada pela juíza Joeci Camargo, da 4.ª Vara de Família. Serão padrinhos o prefeito Cassio Taniguchi e a presidente da FAS, Marina Taniguchi, e também o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Oto Luiz Sponholz e sua esposa, Lúcia Helena Sponholz.

Os 119 casais não terão de pagar pelos papéis nem pela cerimônia. Um casamento civil, como o que será realizado hoje, custa em média R$ 180.

De acordo com a assistente de coordenação do Núcleo Regional da FAS naquele bairro, Andréa Alves Ospedal dos Santos, o último casamento coletivo realizado no local foi há três anos e meio, quando 35 casais oficializaram a união. “A princípio, eram 70 vagas para este ano, mas como a procura foi bem maior, resolvemos aumentar”, explica. Ao todo, 150 casais se inscreveram para a cerimônia, mas apenas 119 confirmaram presença.

Casais

O casal Lauremir Pereira Barbosa, 23, e Andreia do Rocio Costa, 30, estará oficializando hoje a união. Segundo Lauremir, eles já moram juntos há dois anos. “A gente queria muito se casar, mas como estamos passando por uma fase difícil, a gente teria que adiar se não fosse de graça”, conta o noivo.

Elza Aparecida Pereira da Silva, 34, também vai oficializar a união de quase 18 anos com Ricart Clementino de Oliveira, 54. O casal tem seis filhos. “A gente não casou ainda por falta de dinheiro”, explica Elza.

Voltar ao topo