enkontra.com
Fechar busca

Paraná

União homoafetiva

Casamento gay está valendo em todo o Paraná

Os cartórios estão sendo notificados para que cumpram a determinação

  • Por Joyce Carvalho, Meia Fina

Cartórios de todo o Paraná já podem realizar casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo. Decisão do Tribunal de Justiça autorizou o casamento homoafetivo no Estado. Todo o procedimento no cartório é o mesmo para o casamento heterossexual. Os cartórios estão sendo notificados para que cumpram a determinação, que seguiu o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.

“A habilitação para o casamento homoafetivo vai acontecer normalmente. Não difere em nada. É preciso entregar a documentação necessária, incluindo a declaração das testemunhas. O processo começa a correr após a entrega da documentação correta. Cerca de 15 dias depois é possível marcar o casamento”, explica Ricardo Leão, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR). De acordo com ele, ainda não é possível mensurar como será a procura no serviço de casamentos pelos casais homoafetivos, mas os cartórios aguardam grande movimentação.

A decisão judicial também permite a conversão da declaração de união estável em casamento sem necessidade de autorização judicial. Até a semana passada, a nova documentação era emitida apenas com parecer de um juiz.

Conquista

Para Thom Cris Paiva, presidente da Associação Paranaense da Parada da Diversidade, a decisão do Tribunal de Justiça foi uma grande conquista para gays, lésbicas e transexuais de todo o Paraná. “Agora vem o reconhecimento de direitos. Muitos direitos eram acessados apenas por via judicial”, avalia. Paiva acredita que a decisão vai estimular a procura pelo serviço nos cartórios. “Existia pouca procura porque havia desestímulo pela dificuldade”, comenta.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

10 Comentários em "Casamento gay está valendo em todo o Paraná"


Eng Carlos
Eng Carlos
5 anos 6 meses atrás

Agora o Virsão e o Airton Cordeiro sai do armário!! Ali tem fumaça!

Junior Vieira
Junior Vieira
5 anos 6 meses atrás

VERGONHA…tinha que ser logo no Paraná?

ATLETICO PARANAENSE SEMPRE O MAIOR!....
ATLETICO PARANAENSE SEMPRE O MAIOR!....
5 anos 6 meses atrás

PÔ, O QUE VAI TER DE COCOXA GAY REALIZANDO O SONHO DE CASAR NÃO TÁ ESCRITO… VÃO TER QUE FAZER UM CASAMENTO COLETIVO NO COUTO… TORÇA PRA NÃO CHOVER SENÃO A ÁGUA DO PINICO SOBE E AÍ LAVA TODA A PURPURINA… HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA!….

André Quintana
André Quintana
5 anos 6 meses atrás

Todos os poodles choraram de alegria, mas o Augusto Mafuz e o Petraglia devem tar “dando pulinhos” de felicidade até agora.

Emerson NB
Emerson NB
5 anos 6 meses atrás

VÁ SE F…

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas