Casal nu será restaurado nos próximos meses

A mulher e o homem nu, monumentos da Praça Dezenove de Dezembro, em Curitiba, além de objetos de arte sacra da capital e do interior do Estado, vão ser restaurados nos próximos meses em Curitiba. O trabalho faz parte de uma série de cursos de restauração em pedra, ministrado por professores que trabalham com peças do Vaticano.

É a primeira vez que docentes do Centro Nacional de Restauro de Roma ministram este tipo de aula no Brasil. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Cultura e Centro de Cultura Italiana, com apoio do Ministério do Trabalho da Itália.

Além das esculturas da praça, estão incluídos no projeto a restauração de peças como as pias de batismo das cidades de Palmeira e Lapa e um vaso de alabastro do Museu de Arte Sacra de Curitiba. Segundo o presidente do Conselho Geral de Italianos no Exterior, Luige Barindeli, a cidade foi escolhida para a realização do curso pois foi considerada por eles como a capital da cultura na América Latina. “Em uma visita rápida percebemos que aqui existe a preocupação em conservar o patrimônio histórico”, explica. Para ele o curso também vai proporcionar uma maior integração entre os dois países.

As peças vão ser restaurados pelos professores e pelos alunos durante as aulas. As técnicas mais modernas da área devem ser usadas no trabalho. Porém Rosina Parchem, coordenadora do patrimônio cultural do estado, explica que a definição de cada uma delas será feita após a avaliação do estado e do tipo dos materiais a serem restaurados.

O curso terá a duração de cinco meses e é destinado à profissionais da área, sendo restrito à pessoas com cidadania italiana. Mas quem não tem descendência daquele povo e quer saber mais sobre o assunto vai poder participar de um ciclo de palestras, com entrada franca. A restauração na Itália foi um dos temas abordados ontem, na abertura do evento.

A próxima palestra será no dia 17 de março, às 18h, e o tema será o panorama da escultura no Brasil e no Mundo. Outro encontro será em 7 de abril, às 18h, e trata da conservação preventiva. Ainda em abril, dia 28, às 18h, será a vez da primeira parte da abordagem sobre técnicas e materiais de escultura. O ciclo será encerrado no dia 6 de maio, às 17h, com palestra siobre arquitetura e imigração e a conclusão das técnicas e materiais.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Cultura Italiana (41) 332-1332 ou na Secretaria Estadual da Cultura (41) 321-4736.

Voltar ao topo