Um casal paranaense iniciou viagem aos Estados Unidos e Canadá em cima de uma moto. Durante três meses, devem percorrer 15 mil quilômetros, passando por onze estados norte-americanos e dois do Canadá. O médico Flávio Calixto e sua esposa, Lupita Calixto, partiram na última sexta-feira de Curitiba e na bagagem levaram apenas roupas e a sensação de estar realizando um sonho guardado há quase 10 anos.

O médico pretendia fazer a viagem quando morava no México. Tudo estava pronto, mas em 1995 a crise que atingiu o país também fez naufragar seus planos. Na época, quem acompanharia Calixto era seu filho. Hoje quem vai desfrutar do passeio é a esposa. O primeiro passo a ser realizado nos Estados Unidos é a compra da moto. Em Dallas, vão adquirir o modelo Honda Golwing, motor 1.500 cilindradas, que custa cerca de US$ 8 mil. Dali partem rumo a lugares desconhecidos e outros que deixaram saudades em visitas anteriores. Entre eles Grand Canyon, Las Vegas, Vancouver, parques, monumentos e até reservas indígenas.

Depois, seguindo pela Costa Oeste, vão para o Canadá. Calixto explica que vai chegar naquele país no início do verão. Para ele, uma das épocas mais bonitas do ano. “Os campos baixos estão floridos, as folhas das árvores estão nascendo e ainda há neve nas montanhas”, comenta.

Para percorrer todo o trajeto, estão levando do Brasil apenas as roupas mínimas necessárias. “Não queremos ficar carregando coisas que não vamos usar”, diz. Lá, pretendem passar algumas noites em acampamentos e outras em hotéis. O material necessário será comprado ao longo da viagem. Calixto também diz que não vai levar nenhum kit de emergência, já que as estradas norte-americanas são seguras e qualquer auxílio pode ser chamado pelo telefone.

Quem quiser acompanhar a aventura do casal pode acessar o site www.institutobrasdecoluna.com.br. Fotos e informações sobre os locais vão estar disponíveis. (Elizangela Wroniski)