Casal de dentistas ajuda ilhéus

Há um ano a Ong Bombinhas Ação Laços e Braços (Balb) vem realizando um trabalho de recuperação dental com a comunidade de Brasília, na Ilha do Mel, no litoral paranaense. Basicamente vivendo de doações da própria comunidade, o casal de dentistas Carlos Justo e Karin Ermel, através do Projeto Melzinho na Chupeta, já realizou uma série de procedimentos nos nativos da ilha.

Antes do início do projeto, a situação dos dentes dos moradores da ilha era preocupante. Hoje, graças ao esforço da Ong, já há sinais de melhora. Todavia, a necessidade de continuidade implica no surgimento de novos parceiros.

Entre os vários procedimentos feitos pelos dentistas nos 227 adultos e 124 crianças da ilha, destaca-se o trabalho de combate à cárie. A intenção dos membros da Ong é que em no máximo dois anos a doença esteja controlada entre os nativos. “Com isso, a incidência de outras doenças também será bem menor. Deixando o trabalho de manutenção mais fácil de ser realizado”, salientou Karin.

Justo explicou que a idéia do projeto é levar o serviço de odontologia às comunidades afastadas. Ele salientou que o enfoque principal é a prevenção. “Muitos dos moradores nunca tinham ido ao dentista. Por isso é importante, além de reparar os problemas, ensiná-los a cuidar do dentes”, destacou.

Justo disse que provavelmente na próxima semana a ong deva firmar uma parceira com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá. “Também já apresentamos um projeto de parceira à Associação Brasileira de Odontologia, através do presidente estadual Roberto Cavalli. A intenção é que os tratamentos mais graves, quando não é possível fazer o atendimento na ilha, possam ser atendidos por profissionais especializados da ABO-PR”, explicou Justo.

Ele também lembrou o apoio fundamental que recebeu do senhor Davi, dono de um restaurante na ilha, que muitas vezes ajudou o casal durante os momentos de maior dificuldade do projeto.

Recursos

O presidente da Balb, Elcy Arruda, salientou que nos últimos meses a Melzinho na Chupeta recebeu ajuda dos juizes Alceu Ricci Filho, da Comarca de Paranaguá, e Oziel Francisco de Souza, da 1.ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que reverteram recursos de multas à Ong. “Com esse dinheiro e com uma parceria com a Europrótese poderemos fazer próteses dentárias para os nativos a um custo de cerca de 10% do valor de mercado”, salientou Arruda.

Justo destacou outra parceria firmada para arrecadar recursos. “Os assinantes de O Estado do Paraná também estarão colaborando com a Ong. Quem assinar e disser que quer ajudar a Melzinho na Chupeta também vai concorrer a viagens para a Ilha do Mel”, lembrou o dentista, afirmando que todo tipo de ajuda é bem-vinda, desde financeira, material de trabalho ou a predisposição para ser voluntário.

Justo também destacou o apoio do Conselho Regional de Odontologia.

Serviço

– Os telefones para contato com a Balb são (41)232-0670 e (41)324-1930.

Ong trabalha na alfabetização

Lawrence Manoel

Uma das parceiras da Balb é outra Ong, a Moradia e Cidadania. Ela desenvolve trabalhos de alfabetização de jovens e adultos e educação digital. Segundo o coordenadora estadual da Ong, Maria de Fátima Costamilan, após conhecer o trabalho da Melzinho na Chupeta, a organização tomou maior contato com a comunidade da ilha. “Em conversas com os nativos sentimos a necessidade que eles têm em estudar. O presidente da associação de moradores nos contou que já existiram projetos de alfabetização, mas que agora não existem mais”, disse Maria de Fátima. Ela contou que espera passar a alta temporada para iniciar um projeto junto aos moradores. “Já temos os voluntários, resta apenas encontrarmos o espaço físico”, disse, destacando que a Ong originalmente foi formada por funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF), mas hoje é aberta a qualquer pessoa que queira ajudar.

Voltar ao topo