Localizada no Parque São Lourenço, a Casa Erbo Stenzel funciona como museu das obras do artista que dá nome ao local, mas está fechada há quase quatro anos para reforma. Só que não há previsão de início das obras, muito menos da reabertura. Enquanto isso a estrutura se deteriora cada vez mais.

continua após a publicidade

O local, que serviu de moradia para o escultor paranaense, ficava na Travessa Francisco Lima e Silva, no bairro São Francisco e transportada para o parque. Em 1998 a casa foi desmontada, descupinizada e remontada onde está até hoje. O acervo está com o governo do Estado desde o fechamento do espaço, em 26 de agosto de 2009. A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) explica que o motivo de interromper a visitação é por ser lugar úmido e alagadiço e, com o tempo, a estrutura da casa de madeira fica prejudicada.

Sobre o processo de restauração e reabertura, a FCC informa, em nota, que “ações mais incisivas já foram estudadas, mas não constaram no orçamento para 2013. O departamento de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba está realizando estudos e orçamentos para preservar a casa de uma forma mais efetiva”.

Biografia

continua após a publicidade

Erbo Stenzel nasceu em Paranaguá em 1911. Descendente de alemães e austríacos. Faleceu em 1980 e é referência quando se trata de esculturas. Esculpiu bustos de personalidades e sua obra mais famosa é o “Homem Nu”, colocado na Praça 19 de Dezembro. Também foi professor na Escola de Música e Belas Artes.

Além da arte, destacou-se também jogando xadrez. Venceu diversas competições e em 1959 sagrou-se campeão paranaense. Em 1979 foi inaugurado um clube de xadrez com o seu nome, no Museu Guido Viaro. O clube foi reaberto em 2010, na Galeria Júlio Moreira, no Centro Histórico.

Allan Costa Pinto
Casa está abandonada e estrutura se deteriora.
continua após a publicidade