Cartilha ensina como proteger a água

O governo do Estado vai desenvolver cerca de trezentas atividades de educação e recuperação ambiental, dentro da programação da Semana do Ambiente, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, em 5 de junho. A Semana será promovida no período de 2 a 6 junho em dezenas de municípios do Paraná.

Entre as atividades, promovidas pelo governo, está a distribuição da cartilha Dicas para Proteger a Água, que será entregue aos professores da rede estadual de ensino de Curitiba e Região, durante a próxima semana, junto com o CD Projeto meio ambiente bem melhor.

Em sala de aula, devem ser trabalhados conceitos que estimulem as pessoas a contribuir para a redução do consumo de água. Para evitar a degradação dos mananciais, a cartilha sugere a adoção de cuidados simples dentro de casa, no quintal ou na rua. As dicas estão divididas em três grandes temas: o modo de usar a rede de esgoto; a manutenção das galerias que conduzem a água das chuvas; o cuidado com o lixo doméstico.

A cartilha foi produzida pela Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/IAP/Suderhsa, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura e Abastecimento/Emater e Comec. Estas instituições estão promovendo ações integradas, por meio da Agenda Unificada, recentemente adota pelo governo Requião, para tratar dos assuntos ambientais.

CD

O CD Projeto meio ambiente bem melhor é um instrumento pedadógico que vai auxiliar os professores durante o ano todo. São apresentadas as principais datas comemorativas, de cada mês, vinculadas ao meio ambiente, à saúde e ao ser humano, como Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico; do Agente de Defesa Ambiental; Mundial da Água; da Escola, do Educador, da Saúde, da Mata Atlântica, da População, da Árvore, do Livro.

Voltar ao topo