enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Agora é lei!

Carteira de vacinação vira item obrigatório para matrículas em escolas do Paraná

  • Por Gazeta Do Povo
Regra vale para matrículas em escolas públicas e particulares do Paraná. Foto: Divulgação/SMCS

Pais e responsáveis que desejarem efetuar a matrícula escolar de crianças e adolescentes até dezoito anos precisarão apresentar a Carteira de Vacinação do estudante no ato da matrícula. A obrigatoriedade é válida para todas as instituições de ensino da rede pública e particular do Paraná que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e médio.

A mudança é determinada pela Lei nº 19.534, de 4 de junho de 2018 e exige que os alunos dos 399 municípios do estado apresentem o documento atualizado de acordo com o Calendário de Vacinação da Criança e com o Calendário de Vacinação do Adolescente, disponibilizados pela de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Leia também: 39 bairros da Grande Curitiba sem água até sexta-feira! Confira a lista!

Segundo a lei, a falta de apresentação da Carteira de Vacinação ou a constatação de que alguma das vacinas obrigatórias não foi tomada pelo aluno não impossibilitará a matrícula. No entanto, a situação deverá ser regularizada pelo responsável em até trinta dias. Em caso de descumprimento, o Conselho Tutelar poderá ser comunicado imediatamente para providências.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a vacinação é fundamental no combate às doenças e evita a proliferação delas. “Ao longo da história, as vacinas já ajudaram a reduzir a incidência da poliomielite, sarampo e tétano. Não podemos esperar a população adoecer para agirmos”, afirmou. A medida vem na sequência da crescente preocupação do retorno de doenças como a poliomelite e o sarampo.

A secretaria explica que só serão dispensados da vacinação obrigatória os estudantes que apresentarem atestado médico de contraindicação à imunização.

Promoção do R$ 1 tem 40 itens em oferta em rede de supermercados de Curitiba

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

1 Comentário em "Carteira de vacinação vira item obrigatório para matrículas em escolas do Paraná"


Solon da Silva Brasileiro
Solon da Silva Brasileiro
10 meses 14 dias atrás

Mer_d_a, perdi meu comentário

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas