Curitiba

Cartão-transporte passa a ser carregado em reais no domingo

A prefeitura de Curitiba informou nesta sexta-feira (21) que, a partir do próximo domingo (23), os cartões-transporte da Rede Integrada de Transporte (RIT) passarão a ser carregados em valores em moeda (Real) e não mais em créditos.

Com a mudança no carregamento de créditos para reais, cada vez que o usuário de ônibus utilizar o cartão será debitado do seu saldo o valor da tarifa, que hoje é de R$ 2,85. Atualmente, para cada tarifa paga é debitado um crédito e frações de um crédito para tarifas do Circular Centro e a domingueira.

“Essa mudança faz parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura de Curitiba para modernizar o sistema e o uso do cartão transporte”, explica o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório da Silva Júnior.

Com a mudança, o saldo de créditos de quem possui o cartão transporte será automaticamente convertido para Real, no domingo, no valor da atual tarifa. Desta forma, um usuário que no sábado à noite tiver dez créditos, por exemplo, no domingo terá registro de R$ 28,50 no cartão. No visor do validador aparecerá o saldo em dinheiro e não mais em créditos.

Tarifa menor

Uma das medidas estudadas pela Urbs, para ser implantada em 2015, é a cobrança de valor menor para quem paga a tarifa com cartão transporte. Em São José dos Pinhais, o usuário que utiliza o cartão já paga uma tarifa menor em relação a quem paga com dinheiro.

Também há estudos para cobrança diferenciada por horário, incentivando que o usuário que puder opte por pegar ônibus fora do horário de pico. Testes foram feitos no último sábado (15) para conferir todas as etapas do sistema, da compra à passagem do cartão no validador.