Linha Verde

Cartão por tempo permitirá embarque com tarifa única

Os 37 mil passageiros que diariamente utilizam o Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes, na Linha Verde agora contam com mais uma comodidade: a possibilidade de desembarcar em uma estação e embarcar na estação em frente sem pagar nova passagem.

É a chamada integração temporal matricial (feita com tempo e local pré-definidos) permitindo que o usuário que está seguindo para o centro, por exemplo, possa parar em qualquer uma das cinco estações e retornar ao bairro sem pagar outra tarifa.

Para isso o passageiro só precisa validar o seu cartão transporte no momento em que desembarca do ônibus embarcando na outra estação no prazo de cinco minutos. O cartão transporte é o mesmo utilizado normalmente, sem qualquer alteração.

O tempo total do momento de entrada em terminal, estação tubo ou ônibus, até a integração com o cartão é de duas horas. Ou seja, usuários de qualquer linha que passe no Terminal Pinheirinho também serão beneficiados com a novidade.

A experiência começou há dois anos com integração por cartão transporte da linha Vila Velha/Buriti na estação Santa Quitéria. Desde então, passageiros desembarcam no ponto na rua e podem entrar na estação sem pagar tarifa. Uma vez na estação, ele estará na Rede Integrada podendo fazer diferentes trajetos utilizando quantos ônibus necessitar sem pagar nova passagem.  Nesta estação passam os ligeirinhos Inter 2 e Fazendinha/ Tamandaré.

Pouco tempo depois a Urbs iniciou a experiência na Linha Verde para permitir que o passageiro possa mudar o sentido do trajeto e a partir dali fazer novas integrações através do Terminal Pinheirinho. A primeira estação beneficiada foi a São Pedro, onde a integração temporal atende, por dia, em torno de três mil passageiros. Agora, este mesmo sistema já funciona nas estações Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano .

Nos primeiros meses de implantação, a integração temporal nestas duas estações era utilizada por cerca de 600 passageiros por mês, número que chega atualmente a 16 mil usuários, cerca de 13 mil deles na Estação Santa Quitéria.

A integração temporal dá acesso à Rede Integrada de Transporte a regiões em que, em função da necessidade de infra-estrutura, não foi possível viabilizar a integração através de terminais fechados.  A idéia é ampliar a integração que no restante da rede continuará a ser feita em terminais de transporte, mantendo a característica do sistema curitibano de indução dos locais de troca de ônibus.

A Rede Integrada de Transporte atende 92% dos passageiros do transporte coletivo da cidade e 74% da demanda por transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba, num total de 2,3 milhões de passageiros transportados por dia. A Rede é formada por 30 terminais de transporte, 1.915 ônibus e 364 estações tubo. Por dia são feitas 21 mil viagens, percorrendo 490 mil quilômetros.