Mão na roda

Cartão da Caixa oferece crédito para finalizar obras

A necessidade de um recurso extra para terminar uma obra ou adquirir aquilo que a maioria das construtoras não entrega nos novos imóveis como pisos, pias e torneiras acabam levando muita gente a procurar algum tipo de financiamento para esse fim, sendo o Construcard, da Caixa, um dos mais utilizados.

Mas o juro baixo, de 1,40% a 1,85% dependendo do grau de relacionamento com o banco, não precisa ser a única vantagem para quem precisa dispor desse empréstimo.

A gerente geral da Caixa em Curitiba, Maria Célia Rossato, diz que antes de tomar o crédito, o recomendável é saber se a reforma é imprescindível naquele momento, já que embora o juro seja baixo ele encarece a compra.

“Outro ponto indispensável é saber exatamente o que se quer fazer, pois a pessoa tem até seis meses de prazo para utilizar o dinheiro, porém, enquanto não encerra a compra, fica pagando mensalmente o juro de amortização do que já foi adquirido”, alerta.

Outro caminho é não gastar um centavo até concluir todo o planejamento da destinação do recurso. Segundo a Caixa, o juro da amortização só começa a ser cobrado quando o cartão é usado, se a pessoa usou R$ 50 vai começar a pagar em cima desse valor.

Se não usar nada, não paga a amortização. De acordo com as regras do Construcard, o período de utilização é de dois a seis meses para aquisição de material de construção, armários embutidos, piscina, elevador ou aquecedor solar. Móveis prontos e eletro-eletrônicos são financiado por outra linha da caixa chamada Móveiscard.

O prazo é até 90 meses para o parcelamento. “Se a pessoa compra tudo no primeiro mês, já começa a pagar a parcela e reduz a prestação já que o período de carência é incorporado ao financiamento, atingindo em alguns casos até 96 meses”, orienta Maria Célia.

Assim como a taxa de juros, o número de meses para financiar a compra varia conforme o relacionamento com o banco. Cliente de longa data da Caixa ou com vários produtos contratados, pode e deve exigir mais facilidades.

Como o lojista recebe à vista o valor da compra, é importante na hora de fechar negócio barganhar pelo melhor preço. “O fornecedor recebe na hora, portanto, quem tem o Construcard tem seu poder de negociação multiplicado”, enfatiza.

O economista e professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Carlos Magno Bittencourt, que além de investir no diálogo com a Caixa e com os lojistas para fazer render o dinheiro, o consumidor deve estar atento para o valor da parcela.

“Tem que caber no orçamento, do contrário a facilidade pode virar uma complicação na vida financeira familiar”. Segundo a Caixa, já existe um cuidado na análise da documentação, para que o comprometimento financeiro não ultrapasse 30% da renda familiar.