Carneiro no Buraco superou expectativa

O sucesso alcançado pela 13.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que aconteceu no último fim de semana, em Campo Mourão, reafirmou o evento gastronômico como um dos maiores do Sul do País. Em torno de 8.300 pessoas consumiram o exótico prato típico do Município e a festa, que uma vez mais lotou os hotéis da cidade e da região, atraiu turistas de diversos estados e até mesmo de outros países, a exemplo dos EUA, França e Alemanha.

Como os convites para o almoço à base de Carneiro no Buraco estavam praticamente esgotados já na noite de sexta-feira, os organizadores aumentaram de 130 para 135 tachos da iguaria. Os 6.412 quilos do prato sem levar em conta o pirão, arroz e salada foram consumidos das 11h30 às 15h de domingo nos catorze clubes de serviços, associações e colônias que serviram a comida típica na festa.

O prato foi servido apenas no almoço, mas o parque de exposição ficou lotado até a noite.e a programação incluiu ainda exibição da Esquadrilha da Fumaça, fim do rodeio e show com Cleber e Fernando. A programação de anteontem foi aberta às 10h30 com o ritual de retirada do tacho número um pelo prefeito Tauillo Tezelli. O vice governador Orlando Pessuti e vários secretários de Estado, além de deputados, também participaram da festa.

Pelo sexto ano consecutivo, a iguaria foi preparada pela Associação Panela e as atividades na cozinha única e o cozimento no pavilhão dos buracos atraiu a curiosidade dos turistas. Segundo os organizadores, em torno de 2 mil pessoas trabalharam no evento, que começou no dia 10. Na noite de sábado, milhares de pessoas acompanharam o ritual do fogo.

Avaliação

A comissão organizadora, presidida por Ricardo Widerski (secretário municipal do Desenvolvimento Econômico) realiza nos próximos dias uma reunião de avaliação. Também é aguardada para os próximos dias o resultado de uma pesquisa que acadêmicos de Turismo realizaram junto aos participantes do evento.

Voltar ao topo