Carneiro no Buraco: ritual do fogo tem início às 22h30

As atividades em torno da preparação do prato típico marcam hoje, em Campo Mourão, a programação da 13.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco. Entre as cerimônias mais tradicionais e que todos os anos reúnem milhares de pessoas destaca-se o Ritual do Fogo, que vai acontecer às 22h30. Ao longo do dia, os turistas acompanham o trabalho de aproximadamente cem pessoas na preparação dos 3.510 kg de carne de ovino e 2.665 kg de legumes na cozinha única.

Os hotéis da cidade estão praticamente lotados por turistas oriundos de todo o Paraná, de vários estados e até de outros países. Segundo os organizadores do evento gastronômico – que firmou-se como um dos maiores do Sul do País ?, a região de Curitiba e o Estado de São Paulo despontam como principais pontos de origem dos turistas. Mas os hotéis têm reservas feitas por turistas de vários estados e a procura por vagas continuava grande ontem.

A festa acontece no parque de exposição e mais de 8 mil pessoas deverão consumir a iguaria no almoço deste domingo. Serão preparados 130 tachos da comida típica e catorze clubes de serviços, associações, colônias e outras instituições vão servir a iguaria a partir das 11h30. O convite custa R$ 12,00 (adulto) e R$ 6,00 (crianças de 8 a 12 anos).

Um espetáculo com a participação de duzentos atores e técnicos, que relata a história da cidade e a criação do prato típico por três pioneiros da cidade, será apresentado a partir das 21h30 na arena do parque de exposição. A entrada é franca.

Ritual do Fogo

Apesar do frio típico desta época do ano e do horário, o Ritual do Fogo chama a atenção dos turistas e mobiliza a população local. Em caravana, o prefeito Tauillo Tezelli e os coordenadores do evento, representantes das entidades participantes, patrocinadores e turistas ? todos portando tochas ?, deslocam-se até o buraco número um para acender o fogo. Na caminhada são acompanhados pela Banda do Buraco, soldados do Tiro de Guerra e artistas circenses. Em seguida será aceso o fogo nos demais 129 buracos, acompanhado de show pirotécnico.

Os tachos serão colocados de madrugada sobre o braseiro formado nos buracos. Em seguida, os buracos serão fechados e vedados com terra. Pelo sexto ano consecutivo, a preparação da comida estará a cargo do Clube da Panela.

Voltar ao topo