Ritual de preparação começa com o fogo.

Em torno de oito mil pessoas consumiram no domingo o prato típico de Campo Mourão na 12.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco. O tradicional evento gastronômico superou uma vez mais todas as expectativas dos organizadores e atraiu turistas de vários estados e até países vizinhos, que lotaram não apenas os hotéis de Campo Mourão, mas também de diversas cidades próximas.

Foram preparados 130 tachos do prato típico e os participantes foram atendidos por catorze clubes de serviços, colônias radicadas na cidade, entidades classistas e outras instituições locais. Na primeira festa, realizada em 1991, foram servidos setenta tachos e para o evento deste ano foram preparados dez tachos a mais que no ano passado, quando foram servidos 120 tachos. Estrutura

Uma das preocupações dos organizadores este ano foi em relação ao aprimoramento no atendimento aos participantes, que contaram com a maior estrutura de todos os tempos: 1.500 mesas e mais de seis mil cadeiras.

O prato típico foi preparado pelo Clube da Panela e consumiu 3,3 toneladas de carne de carneiro e 2,7 toneladas de verduras, além de toneladas de outros ingredientes. Cerca de cem pessoas trabalharam na cozinha única e no pavilhão com os buracos onde a iguaria foi cozida ao longo de cinco horas. Para o cozimento da iguaria foram utilizados 260 metros cúbicos de lenha e agentes da Vigilância Sanitária acompanharam toda a preparação dos alimentos.

Apesar do frio intenso, milhares de pessoas assistiram na noite de sábado ao espetáculo do ritual do fogo. Outro ritual que reuniu um grande público foi a retirada do tacho número um às 11h de anteontem. Algumas entidades serviram o prato típico até às 15h30.

A festa superou, uma vez mais, todas as expectativas, tornando-se um dos maiores eventos gastronômicos do Páis.

A programação da 12.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco contou ainda com a 3.ª Feira da Agroindústria Familiar, mostra de carros antigos, leilão de gado, shows, provas com cavalos Quarto de Milha, paraquedismo e exposição de flores, entre inúmeras outras atrações.

Nutrição

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico deve contratar em breve a realização de um estudo científico sobre o valor nutricional do Carneiro no Buraco, que na preparação leva dez tipos de legumes e tubérculos, um tipo de fruta e oito tipos de tempero, além, é claro, da carne de carneiro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade