Carnaval em Guaratuba pode voltar a ter 4 noites

A polêmica sobre a realização do Carnaval em Guaratuba pode ter chegado ao fim. Representantes de escolas de samba e comerciantes do município se reuniram ontem com o secretário municipal de Turismo, Celso Cordeiro, para tentar um acordo sobre a programação da festa. Inicialmente, a Prefeitura iria realizar o Carnaval em apenas um dia. A decisão revoltou comerciantes e carnavalescos, que prometiam realizar um protesto na cidade. Agora, como existe a possibilidade de que as atividades sejam estendidas para as quatro noites de folia, a manifestação foi cancelada.

A informação foi confirmada pelo representante da Escola de Samba Unidos de Guaratuba, Antônio Pedro de Souza. Segundo ele, a escola irá desfilar pela avenida principal do município no sábado de Carnaval (5 de fevereiro). Já a Prefeitura fará a festa popular, com a animação de um trio elétrico, na segunda-feira (7). Nos demais dias do Carnaval. serão promovidas atividades para a melhor idade e matinês infantis. "Será um Carnaval mais familiar", disse, acrescentando que a decisão da Prefeitura de realizar a festa em apenas um dia era devido ao grande número de ocorrências policiais durante o Carnaval.

Para o presidente do sindicato dos empregados na área do comércio de Guaratuba (Sindmares), Jair Mendes de Souza, a decisão atende a reivindicação do comércio estabelecido no município. No entanto, a proposta ainda será avaliada pela categoria, que irá se reunir amanhã com o secretário de Turismo para discutir melhor a programação. "Acredito que a proposta vai ser aceita, pois era o que queríamos desde o início. Mas antes é preciso ouvir a categoria", falou. Segundo Souza, com a redução nos dias de Carnaval, o comércio temia uma queda no movimento. A estimativa é que mais de um milhão de pessoas passem o Carnaval no litoral do Paraná. (Rosângela Oliveira)

Voltar ao topo