Folia

Carnaval de Curitiba tem programação definida

A programação do Carnaval 2009 de Curitiba promete muita alegria e animação, com desfile de escolas de samba e bailes para crianças e adultos. A folia começa às 18h30 de sábado (21), na Avenida Cândido de Abreu, com a apresentação dos blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores, que está comemorando 20 anos. As escolas do grupo de ascensão, ou Grupo B, desfilam a partir das 20h15, seguidas pelas escolas do Grupo A, com desfile previsto para ter início às 22h45 e término às 2h da madrugada de domingo.

A Fundação Cultural de Curitiba organizou toda a infra-estrutura necessária ao desfile, como água, luz, sistema de som, banheiros químicos, barracas da praça de alimentação e arquibancadas. Também haverá bailes no Ginásio Bairro Novo.

Além da capacidade ampliada para três mil pessoas, haverá, nas arquibancadas, espaço para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Para os jurados serão destinadas dez cabines para os jurados; três camarotes para a imprensa e convidados. A entrada é grátis e a abertura para as arquibancadas será às 17h do sábado (21).

Bailes – Segunda e terça-feira, no Ginásio do Bairro Novo, bailes infantil e adulto, com a Banda Lefigarroo. Para a criançada, a diversão vai das 15h às 19h; para os adultos é das 20h à meia-noite. Nesses bailes não será permitido o consumo de bebida alcoólica nem de cigarro. O ginásio fica na Rua Ourizona, 1.681, a uma quadra da Rua da Cidadania.

Avenida – No sábado de carnaval, o desfile na Avenida Cândido de Abreu será em homenagem a Domingos Antonio Kalva, uma das pessoas que mais contribuiu para a festa, ao longo dos anos. Falecido no ano passado, Kalva deixa um legado de envolvimento constante com as manifestações culturais populares.

O desfile começa com os blocos Rancho das Flores. tradicional grupo da terceira idade que está comemorando 20 anos, Afoxé, Derrepent e aa seqüência, as escolas do grupo de ascensão, Unidos de Pinhais, Unidos do Bairro Alto e Os Internautas. Ao final, entram as escolas do Grupo A, Leões da Mocidade, Embaixadores da Alegria e Acadêmicos da Realeza.

Enredo

Unidos de Pinhais marca o centenário de nascimento de Cartola, comemorado no ano passado, apresentando “Saudade, Gratidão, Mestre Cartola Verde-Rosa é Tradição”. O enredo lembra a vida e a obra do compositor que morreu em 1980, que foi símbolo da Mangueira e um dos ícones mais importantes da história do samba. Unidos do Bairro Alto leva para a avenida a preocupação com o meio ambiente, dentro do tema “Reciclagem: Lição de Todo Dia”. Um mergulho na memória de outros carnavais é o que promete a escola, Os Internautas, com o enredo “Lembranças do Palhaço”.

Leões da Mocidade abre o desfile das escolas do Grupo A, com o enredo “Do seu povo sua glória… o nordeste passa por aqui”, abordando os costumes e tradições dos nordestinos que influenciam a cultura brasileira; Embaixadores da Alegria, com o enredo, “Um beijo no seu coração”, que conta a história do beijo, desde as primeiras referências ao ato, além de curiosidades sobre o toque de lábios; Acadêmicos da Realeza, escola campeã de 2008, encerra o desfile com o enredo, “Do Alto da Glória… Para 100 Anos de História”, retratando a trajetória do Coritiba Futebol Clube, considerado um dos patrimônios esportivos do Paraná.

Preparação

A Prefeitura deu início aos preparativos do carnaval 2009 no ano passado. Coube à Fundação Cultural de Curitiba a organização dos festejos. Neste ano que neste ano a convidada da cidade é a carnavalesca carioca Maria Augusta que participou de reuniões com a comissão do carnaval e representantes das escolas de samba curitibanas, repassando sua experiência nos concursos do Rio de Janeiro.

Maria Augusta é folclorista, artista plástica e comentarista de televisão, e autora de vários enredos vitoriosos do carnaval do Rio de Janeiro. Ela integra a comissão do carnaval de Curitiba, na condição de presidente de honra. Nos workshops ofertados por ela, foram definidos os quesitos de avaliação: bateria, samba-enredo, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, harmonia, conjunto, fantasia e comissão de frente. Ela também orientou os membros da comissão julgadora e fez visitas técnicas aos barracões das escolas para acompanhar o trabalho de confecção das fantasias e alegorias.

A Fundação Cultural ainda promoveu a escolha do cortejo real, em concurso realizado no dia 4 de dezembro, na Sociedade Beneficente e Protetora dos Operários. Foram vencedores Mauro Lucio Silva, que ostenta o título de Rei Momo; Roseane Ângela de Oliveira Silva, como Rainha do Carnaval 2009; e Lígia Bueno, no posto de Princesa.

Comissão julgadora do carnaval curitibano: Edson Bueno e Regina Vogue (diretores testrais); Homero Luis Reboli (compositor de samba); Eli Siliprandi, Hélio Santana, Marcos Vinícius (Vina) Lacerda (Vina) e Nemésio Xavier de França Filho (músicos); Eliane Iankilevich Berger (atriz e coreógrafa); Ângela Maria Medeiros (historiadora); Maria de Fátima Mercuri e Estela Soares de Almeida (artistas plásticas), e João Carlos de Freitas (autor de um livro sobre carnaval).

Serviço

Desfile das Escolas de Samba
Local: Avenida Cândido de Abreu (Centro Cívico)
Data e horário: dia 21 de fevereiro (sábado), a partir das 18h30

Bailes
Local: Ginásio do Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681, a uma quadra da Rua da Cidadania)
Datas e horários: dias 23 e 24 de fevereiro (segunda e terça-feira), com a versão infantil das 15h às 19h, e, para os adultos, das 20h às 24h

Mais informações sobre o carnaval: www.fccdigital.com.br