Carnaval alivia prejuízos de comerciantes no litoral

Nos dias de carnaval, os comerciantes conseguiram recuperar parte dos prejuízos acumulados durante toda a temporada de verão nas praias do Paraná. A avaliação é do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares do Litoral do Estado (Sindilitoral), José Carlos Chicarelli. Entre diversos problemas, a falta de água e o início muito cedo das aulas, colaboraram para diminuir em 60% o lucro da temporada.

Agora o Sindlitotal estuda ações para revigorar as atividades turísticas no litoral. Além da falta da água e o início da aulas, José Carlos enumera outros problemas. Entre eles a instabilidade meteorológica, que provocou enchentes em Matinhos, em janeiro. A crise política em algumas cidades, com cortes no orçamento e a falta de empresas patrocinando atividades de esporte e lazer. Sem falar no preço do pedágio, considerado alto pelos veranistas.

Embora o presidente do sindicato não apresente números ele informa que em pesquisa com os comerciantes, verificou que houve um bom movimento nos dias de carnaval e para ajudar não faltou água. Mas diz que a situação poderia ter sido melhor, já que muita gente preferiu o litoral de Santa Catarina, incluindo autoridades políticas que passaram a festa em Florianópolis e Foz do Iguaçu.

Agora o sindicato está estudando ações para melhorar a situação no litoral. A primeira delas, que já está sendo colocada em prática, é o apoio aos eventos e festas que acontecem fora de temporada. O passeio de motos que acontece em maio em Guaratuba é um deles. Eles também pretendem entrar em acordo com a Ecovia, empresa que gerencia o trecho da BR 277, entre Curitiba e Paranaguá, para conseguir descontos na tarifa para estes eventos especiais.

Outra medida a ser adotada é a criação de normas de ocupação em hotéis e condomínios em conjunto com as prefeituras. A superlotação tem enfraquecido o setor. Vão exigir ainda que as autoridades políticas se empenhem em revigorar as praias. Já conversaram com o deputado Braddock, que se comprometeu em colaborar. Com relação à falta d?água, José Carlos acha que no ano que vem não haverá mais problemas, devido às obras que a Sanepar tem realizado.

Voltar ao topo