Carga não vazou do trem no outro acidente, diz ALL

A América Latina Logística (ALL) se justificou ontem pelo fato de não ter comunicado nenhum órgão ambiental sobre o acidente que aconteceu na última quarta-feira, em Bandeirantes, Norte Pioneiro, quando quatro vagões com álcool anidro e um com farelo de soja penderam para fora da ferrovia. Segundo a empresa, não houve derramamento da carga, por isso o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não foi comunicado.

Através de nota, a ALL informou que o acidente foi causado por cascalho na ferrovia, afirmando que não havia comprometimento dos trilhos e dos dormentes. A empresa alegou ainda que o transbordo da carga foi feito sem que houvesse derramamento de álcool, em conseqüência, nenhum dano ambiental aconteceu. Nessa operação a empresa utilizou inclusive uma piscina de contenção, para evitar o vazamento do álcool. O tráfego no local foi restabelecido na manhã de quinta-feira e a retirada dos vagões deveria ser concluída até as 20h de ontem, segundo a ALL.

O fato de a empresa não comunicar o acidente ao IAP será levado em consideração na aplicação de uma possível multa. O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, informou que o dano ambiental foi mínimo. Todavia, a empresa pode ser multada por não ter feito a comunicação. “Temos plantão 24 horas para atender esses casos e evitar problemas irreversíveis ao meio ambiente. A empresa deveria ter nos comunicado”, repetiu.

Técnicos do IAP vão coletar amostras do solo e da água dos locais próximos aos dois acidentes ocorridos esta semana, em Bandeirantes e na Serra do Mar. Contudo, o resultado dos laudos e uma possível multa à empresa só será divulgada em 30 dias. A Rocca, empresa contratada pela ALL para recuperar a ponte, já iniciou os trabalhos de restauração. Inicialmente previsto para ser concluído no dia 28, em função do mau tempo e da dificuldade de acesso, o trabalho deve se estender por mais uma semana.

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