Capital vai recadastrar responsáveis por túmulos

O Serviço Funerário da Prefeitura de Curitiba quer atualizar os dados dos concessionários de túmulos dos quatro cemitérios do Município: São Francisco de Paula (Cemitério Municipal), Santa Cândida, Boqueirão e Água Verde.

O objetivo, segundo o diretor do Departamento de Serviços Especiais, Geonísio César Marinho, é facilitar a comunicação entre a “Prefeitura e as famílias que usam esses espaços. “Caso haja furtos de imagens ou algum outro problema, como a necessidade de manutenção de túmulos, as pessoas precisam ser avisadas”, disse o diretor.

A atualização começou a ser feita há um ano, mas poucas pessoas (cerca de 20% do total) procuraram a Prefeitura para fornecer as informações. Nos quatro cemitérios municipais há 32 mil túmulos e as concessões começaram a ser registradas em 1853. As autorizações de uso são passadas de geração para geração, embora o nome do primeiro concessionário seja mantido.

Para acelerar a renovação do cadastro, no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, cem funcionários da Prefeitura estarão espalhados pelos cemitérios para abordar os visitantes e registrar os novos dados. Se a pessoa não for a concessionária, será orientada a avisar o responsável sobre a necessidade de procurar o Serviço Funerário.

Marinho disse que os dados podem ser informados até por telefone. É só ligar para 324-9313 e pedir para falar na Divisão de Cemitérios. Quem quiser fazer a atualização pessoalmente pode comparecer ao Serviço Funerário, que fica na Praça Souto Maior, junto ao Cemitério Municipal, no bairro São Francisco, em horário comercial.

Voltar ao topo