Capital terá novo bispo auxiliar em julho

Curitiba terá mais um bispo auxiliar. Nomeado em março, o monsenhor Dirceu Vegini, há 18 anos padre da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Colorado, será ordenado bispo amanhã. Ele assume a nova função no dia 7 de julho. Segundo o arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti, há muito são esperados mais bispos para auxiliarem na Arquidiocese de Curitiba.

O necessário seria pelo menos três auxiliares. Porém, há cinco anos, a função é desempenhada apenas por um. ?Mas essa nomeação é muito importante para Curitiba, porque a arquidiocese é muito grande. São mais de três milhões de habitantes e 156 paróquias. É claro que o arcebispo não dá conta de atender a todos?, afirma dom Moacyr.

Segundo ele, a arquidiocese sempre contou com três auxiliares, mas, depois de anos, somente agora está chegando o segundo auxiliar. ?Para atender o povo não há dúvida da necessidade de, no mínimo, três outros bispos para auxiliar em Curitiba. Em São Paulo são oito e no Rio são dez. Nós também precisamos. Recebemos agora uma graça muito grande. A minha expectativa é grande. Há dois anos, fiz o pedido?, comenta o arcebispo.

Ele ainda conta que o processo de escolha de um novo bispo, mesmo que auxiliar, é bastante longo. ?O representante do papa no Brasil deve fazer uma pesquisa sobre os padres que têm capacidade para serem bispos, depois é feita uma consulta sobre os nomes de possíveis candidatos. À Congregação de Bispos, em Roma, são enviados muitos nomes, uns 15 ou 20, para chegar a três e, destes, chegar ao novo bispo, que ainda deve ser aceito pelo Vaticano?, explica dom Moacyr.

Escolhido

O novo bispo auxiliar, Dirceu Vegini, nasceu em Massaranduba, Santa Catarina, ingressou no seminário dos padres salesianos, no mesmo estado, aos 13 anos. Estudou filosofia na Faculdade Associada do Ipiranga (FAI) e, como seminarista, no Instituto Missões Consolata. Em Roma, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ele foi ordenado diácono, em 1983, aos 31 anos, e sacerdote, um ano depois, assumindo a função na Diocese de Apucarana. Em 1988, padre Vegini assumiu a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Colorado, onde permaneceu até então. No dia 15 de março, o papa Bento XVI nomeou monsenhor Vegini, que será ordenado bispo na sexta-feira, às 19h, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana. Em Curitiba, no dia 7 de julho, o novo bispo auxiliar será acolhido com uma missa às 19h30, na Catedral Basílica Menor. 

Voltar ao topo