Capital reúne maiores especialistas em raios

Entre cem a duzentas pessoas morrem todos os anos no Brasil vítimas de raios. O levantamento é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que calcula que um número ainda maior de pessoas sobrevive às descargas elétricas mas fica com seqüelas. O País tem uma grande incidência de raios, devido a sua extensão territorial e localização geográfica. Para estudar esse complexo fenômeno físico, apresentando alternativas para evitar acidentes e danos a indústrias e sistemas elétricos, foi aberto ontem, em Curitiba, o 7.º Simpósio Internacional de Proteção de Descargas Atmosféricas, que prossegue até sexta-feira.

Representantes de vinte países estão participando do evento, onde estão sendo apresentadas as mais recentes inovações tecnológicas, em nível mundial, nas áreas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas e seus efeitos. O simpósio é bianual e organizado pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo.

De acordo com o coordenador do simpósio, Alexandre Piantini, a preocupação em se buscar alternativas para os efeitos das descargas é mundial, já que os fenômenos trazem, normalmente, conseqüências graves ou danosas. “Neste evento vamos discutir técnicas para que os sistemas sejam melhorados, já que a cobertura total de um sistema é inviável financeiramente”, afirmou. As redes de distribuição de energia, por exemplo, são muitas longas, o que inviabiliza uma proteção de 100%. Porém existe um índice estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel) que as concessionárias precisam cumprir, em ternos de números e duração de interrupções de energia.

Cuidados

O raio é caracterizado por uma corrente elétrica de 2 mil ampères a 100 mil ampères. Em média, um raio tem de 30 a 35 mil ampères. Para efeito de comparação, a corrente elétrica de um chuveiro varia de 30 a 35 ampères. Quando uma pessoa é atingida pelo fenômeno, pode entrar em óbito instantaneamente. Mas se ação for indireta, pode causar problemas como distúrbios psíquicos, perda da audição e problemas de visão.

Segundo Alexandre Piantini, para evitar os acidentes, é recomendado quando houver incidência de raios, ficar longe de árvores, postes ou lugares altos. Também não se deve permanecer dentro d?água, porque quando a descarga atinge a água, a corrente elétrica se espalha. Se a pessoa estiver em um lugar descampado, Piantini recomenda ficar abaixado ou com uma perna encolhida, para que os membros não funcionem como dois pólos por onde pode passar corrente elétrica.

Voltar ao topo