Capital ganha regional da Associação de Alzheimer

Curitiba vai ganhar hoje uma regional da Associação Brasileira de Alzheimer. A entidade atende a população desde 1991, promovendo reuniões informativas para familiares de pacientes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos doentes. Estima-se que hoje existam no País em torno de 1,2 milhão de pessoas com a doença.

O mal de Alzheimer geralmente aparece após os 65 anos de idade. Num primeiro momento causa esquecimentos ao paciente, que chega a ter dificuldades até para se deslocar dentro da própria casa. Na segunda fase da doença a pessoa já não consegue cuidar de si mesma, deixando de fazer sua higiene pessoal. Num terceiro estágio fica dependente para tudo.

Segundo a presidente da associação, Lílian Alicke, a população ainda não conhece bem a doença. Por isso, a instituição promove encontros onde explica aos familiares a evolução dela e também como tratar os pacientes, orientando principalmente sobre o uso correto dos medicamentos. Ela explica que o Alzheimer ainda não tem cura, mas os remédios ajudam a diminuir os seus efeitos. Atualmente são usados dois tipos, mas outros quatro estão em estudo. Quem quiser mais informações sobre a associação e a doença deve ligar para 0800-55-1906.

Voltar ao topo